• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

É SOBRE JUSTIÇA?

Durante a semana presenciamos diversas matérias relacionadas ao acidente no Ninho do Urubu, programas que dificilmente falam do Flamengo passaram a dedicar parte de seu tempo para atacar a imagem do clube.

Foi programa da Fátima Bernardes parecendo Casos de Família do SBT, Faustão dedicando minutos para criticar o Flamengo, jornalistas do Grupo Globo em redes sociais sempre criticando e acusando o clube de todas as formas. Já estou aguardando participantes do BBB dissertando teses sobre o caso no programete de quinta categoria.

Não é por acaso tais ataques, o Flamengo briga com a Globo por conta de cotas da TV onde a Globo está sendo pressionada pelos seus patrocinadores sobre a baixa audiência do Campeonato Carioca e perde assinantes e receitas de forma absurda. Tenta pressionar o Flamengo através de ataques relacionados ao acidente do Ninho de Urubu.

Vamos fazer uma revisão sobre o caso até o momento:

Logo após o acidente, voluntariamente o Flamengo passou a pagar de forma mensal uma pensão de 5 mil reais por família e que após decisão da justiça passou a pagar 10 mil reais. Na época vários jornais acusaram o Flamengo de ter recorrido de tal decisão, o que não é verdade, o Flamengo recorreu apenas do bloqueio e penhora de 100 milhões de reais.

Até o momento o Flamengo entrou em acordo com 3 famílias e com o pai de uma das vítimas, e alguém já viu algum destes jornalistas entrevistarem algum destes familiares e procurar saber como foi o tratamento que o Flamengo dispensou à eles e o que tem sido feito até o momento? Se alguém viu, por favor, me mostre.

O inquérito para apurar os responsáveis pelo acidente já foi devolvido pelo Ministério Público cerca de três vezes para a Polícia Civil, um ano se passou e até o momento as investigações continuam e apenas pessoas ligadas ao Flamengo e a empresa NJH foram indiciadas. Até hoje a Light não se pronunciou sobre o caso.

Ontem o presidente Rodolfo Landim deu entrevista no programa O Mundo da Bola da TV Brasil e disse que o clube tem feito muito além de apenas pagar indenizações e pensões e que busca finalizar todos os acordos ainda este ano, inclusive que teria uma família bem próxima de fechar esse acordo.

Em todo o noticiário só se fala em dinheiro, em valor de indenização, mas nunca em quem são os responsáveis. Quem recebeu as 30 notificações? Se houve ou não interdição por parte da prefeitura? Quem da CBF deu o Certificado de Clube Formador ao Flamengo se não tinha condições de alojar atletas da base? Quem da prefeitura foi omisso em não aplicar as sanções ao Flamengo? Por que o prefeito Marcelo Crivella participou de inaugurações de um CT que ele supostamente mandou interditar?

São perguntas que não vejo jornalistas fazerem, que não vejo os programas da Globo e seus funcionários buscarem respostas.

O Flamengo não se exime de suas responsabilidades. Peca muito na forma de conduzir o caso, principalmente na parte da comunicação. Tem tomado porrada de todos os lados e agora até da própria torcida. Porém, ao não dar respostas, também não acusa esse ou aquele familiar de ser intransigente ou mentir sobre o caso. Porém necessita conduzir melhor o tratamento com essas famílias, mesmo com advogados barrando esse acesso.

A grandeza do Flamengo não está nos troféus e nos títulos. A grandeza do Flamengo sempre esteve na relação que ela construiu com seus torcedores e seus atletas. E essa grandeza está dando lugar para a politicagem e para a insensibilidade. E junto disso uma campanha sórdida da imprensa que quer ver o clube destruído, e cabe a nós torcedores defender o Flamengo de tais ataques, mas sem esquecer o dia 8 de fevereiro de 2019. Cobrar justiça por parte dos órgãos competentes e cobrar principalmente um tratamento mais humano por pare do Clube.

Saudações Rubro-Negras!

Escrito por Marcelo Neves