FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA OPINIÃO
segunda-feira, 7 de junho de 2010

O desce e sobe do Fla

Vencemos sem jogar nada e perdemos quando jogamos melhor

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

O desce e sobe do Fla

Meus amigos, o Flamengo tinha tudo para entrar nessa pausa da copa em ótimas condições. Claro que ficar em quarto lugar ainda é pouco para o Flamengo e longe do que a torcida espera. Porém pensando no time remendado que tem entrado em campo, sem dúvida seria um grande triunfo voltar ao brasileirão em julho em quarto lugar. Sei que ainda devemos muito em termos de qualidade, mas não dá para cobrar mais do pessoal que tem entrado em campo. Além disso, a meu ver, só tem um time jogando bola de verdade até agora nesse campeonato (Fluminense).

O bom é que agora vamos ter um tempo em que poderemos nos ajustar. Mas só vamos poder fazê-lo se tivermos boas peças. E está faltando muitas boas peças para o Flamengo. Rogério Lourenço também precisa ter sua situação pensada e resolvida. Enfim, é o tempo que todo time que está mal pediu para tentar se reorganizar.

E vimos dois desses times de altos e baixos se enfrentarem na quinta a noite. A vitória contra o Palmeiras eu só não considero que tenha acontecido por um completo acidente porque o time do Palmeiras é pior que o do Flamengo. O Fla ainda tem dois fora de série (Pet e Love), tem dois laterais que não devem nada aos demais do Brasil, um ótimo goleiro, mas o Palmeiras só tem um grande goleiro e nada mais. Mas mesmo um pouco melhores, ainda fizemos um péssimo jogo. O Flamengo deve ser na média o time que mais (ou um dos que mais) erra passes nesse campeonato. Entendo que as mudanças no time (muitas necessárias) tem prejudicado o entrosamento da equipe. Junte a isso a indefinição de quem é reserva e titular (normal, já que todos estão no mesmo nível, que é um pouco baixo) e o resultado é que realmente fica dificil acontecer alguma evolução.

Contra o Goiás, tivemos ao menos o alento de um bom segundo tempo bem jogado. O primeiro tempo também foi complicado. O Goiás não nos deixou jogar nos 20 minutos iniciais. Depois, quando tivemos espaço, voltamos aos insistentes erros de passe. No segundo tempo, a princípio eu achei um erro a saída do Maldonado para a entrada do Camacho, mas Rogério logo mostrou que sabia o que fazia. O Fla ganhou jogadas em velocidade e poderia ter, nos minutos iniciais desse segundo tempo, feito pelo menos mais 2 gols.

Mas perdemos o jogo. Podemos culpar o Diego pelo gol mais perdido do jogo, mas para mim os maiores culpados são os jogadores que deveriam saber liderar um grupo de jovens em campo. O Fla teve durante o jogo 5 jogadores da base (Wellington, Camacho, Pacheco, Diego e Mezenga). Os caras que deveriam aparecer para comandar essa garotada parecem ter se omitido do jogo. Pior, alguém lembra quem perdeu a bola que iniciou a jogada do segundo gol deles? O Léo Moura. Ele, junto com Juan, Angelim e Bruno, mais experientes, foram a meu ver os grandes responsáveis por deixar o Fla sofrer uma virada depois dos 40 minutos do segundo tempo. Os caras que deviam saber tocar a bola, deviam ditar o ritmo e orientarem os mais jovens ou inexperientes a seguí-los, não souberam fazê-lo e assim o Fla passou mais uma vergonha no maracanã e de novo frente ao Goiás.

Também é fácil cair na vala comum de criticar o Rogério, mas o Flamengo ganhava o jogo até os 41 minutos do segundo tempo. E estava fazendo um bom segundo tempo, mesmo com tanta juventude em campo. Nesse momento a situação do Rogério me lembra o Andrade quando sofreu 3 derrotas seguidas ano passado. O Fla mal conseguia juntar jogadores para compor o banco de reservas e o resultado foram 3 derrotas seguidas.

Confesso que não sei o que pensar do Rogério. Eu já disse que esperava mais do Flamengo dele, mas também não acho que vai adiantar tirá-lo para colocar no seu lugar um similar do Caio Jr ou Ney Franco. Se for para colocar alguém no lugar dele que seja um técnico de primeiro escalão como Abel Braga (uma boa possibilidade) ou Felipão (muito fora da realidade de qualquer time brasileiro). A única certeza que tenho é que agora é hora de definir se Rogério continua ou não. A pausa da copa vai praticamente dar a possibilidade aos times de fazerem uma nova pré-temporada e sem dúvida será melhor fazer essa pré-temporada com o técnico definido.


Reforços já

Essa pré-temporada só vai ser também proveitosa para o Fla se conseguirmos de fato reforçar nosso time. E falo de reforços de verdade. Não adiantará trazer reforços do nível de Michael ou Fernando, que vieram e até agora não acrescentaram nada. Tem que ser gente que melhore o time de verdade.

Os nomes especulados são muitos e animadores, mas me preocupa tanta divulgação. Sei que até pouco tempo eu cobrava que a diretoria se mexesse, mas não precisam ficar dando nomes, basta dizerem que estão trabalhando e deixar que a imprensa especule. Sei que a curiosidade de todos nós é grande, mas melhor agir na surdina para que os abutres não cresçam os olhos, como no caso do Rafael Sobis, qual o Flamengo estava tratando e agora o Inter entrou na parada ou do Emerson Sheik, qual o Fluminense está em vias de atravessar nosso negócio.

Particularmente acredito que Deivid, Jobson, Côrrea, Montillo, Renato Abreu e Rever sejam bons e plausíveis nomes. Não acredito na vinda de todos, mas pelo menos uns 4 desses já dariam uma ótima melhora no aspecto técnico do Fla. Gaúcho e Riquelme eu ainda trato como sonhos. Rafael Sobis parecia bem encaminhado, mas o fato do Inter ter entrado na parada pode complicar a vinda dele. O Emerson me decepciona ao pedir um valor tão alto para voltar ao seu time de coração. O Adriano perdeu muito mais grana que ele ficando um ano e meio no Fla.

Agora é esperar e torcer para que os reforços sejam bons e fechem logo. O Fla tem jogado um futebol ridículo e o problema não é só o técnico, mas sim a qualidade do nosso time. Volto a dizer que a pausa da copa do mundo só vai ser útil se tivermos um time de verdade para treinar. Voltar da pausa da copa com Michael e Fernando, entre outros, no time titular, será desanimador.


  

Abraços a todos, boa semana e Saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

São José dos Campos - SP
Usuário desde
1/3/2010

Somos todos menos alguns!!!

Confirmando a informação do companheiro JULIO CESAR FRANCISCO, o jornalista Jorge Nunes, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, informou que Adilson Batista estará no Rio amanhã para assinar o contrato com o Flamengo. Não sei se ele seria a melhor opção, porque, na minha opinião, não é o "Super-Técnico" de que tanto se falava, mas, com certeza, é melhor do que o Rogério Lourenço. Vamos ver no que vai dar...

13/6/2010 às 13:59
santo amaro - BA
Usuário desde
27/3/2010

sou flamengo até morrer

Eu vejo, muitas gentes inteligentes, bem informadas, que tem a cabeça no lugar, embarcando nesse negocio de felipão não veio, por causa do vasamento da noticia. Esse felipão, não acredita no Flamengo e não é coisa de hoje não. Felipão, não quer sair da europa apesar de todos ja conhecerem o trabalho dele.Ele está saindo de onde? de que centro? Arjebarzão, o que é isso, joga-se futebol por lá? Mais ele se acha, quer voltar à europa. Tem mais: dos tecnicos mais famosos aqui no Brasil, o pior é ele. Joga com dois laterais que sabem cruzar bem, e, um atacante grandalhão, bom cabeceador, só isso. Apesar de Patricia e sei lá mais quem, Flamengo em primeiro lugar. Esses treinadores e jogadores, merdas ,que tem por ai não podem preterir o Flamengo. O Flamengo é a maior vitrine para esses porras, agora eles falam que preferem: Palmeiras, Internacional, Boca, Gremio; e a torcida, no afã de criticar o que é nosso, a diretoria, termina apoiando esses merdas que recusa o Flamengo.

11/6/2010 às 15:20
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Esse Hélio Ferraz é um incompetente e fraco, não saneou coisa nenhuma, pois qualquer administração se comparada com a do Edmundo S. Silva seria melhor. Nossa dívida continuou a mesma e ele não teve peito, competência nem coragem de tentar a reeleição. É um banana que está à sombra dessa incompetente da Patrícia, que não entende nada de futebol e de administração. Quanto à eleição do Clube dos treze, se você acha que votar no gremista Fábio Koff, que nunca moveu uma palha pelo reconhecimento do nosso título conquistado em campo, foi algo de digno eu vejo como burrice. Como presidente ela tem que defender os interesses do Flamengo, não suas convicções pessoais. E o interesse do Mais Querido seria eleger o Kléber Leite e ter o reconhecimento do nosso título. As convicções pessoais ela tem que deixar para as eleições de outubro. Você que tem memória curta, esquece que foi o Kléber Leite que exigiu o reconhecimento do título de 1987 para ingresso do Sport no Clube dos 13. O que o Koff fez?

10/6/2010 às 19:18
Jacareí - SP
Usuário desde
1/3/2010

Flamengo até Morrer !!!

1 - A vinda do Zico não é credito dela?? É de quem então ??? Ela é a presidente meu amigo, e o Galinho só veio depois que o senhor Kleber Leite smuiu do Flamengo, coinscidência não é?!?!??! 2 - Sua memótia é curta, o Hélio Ferraz foi eleito presidente do Flamengo depois que o Sr. Edmundo dos Santos Silva foi expulso do clube por causa da Roubalheira chamada contrato com a ISL, o clube estava falido, e ele fez sim o bom trabalho na medida do possível, saneou algumas divídas do clube e deixou-o em melhor "estado" para o Márcio Braga. 3 - E quanto a votação no Fábio Koff ela acertou meu amigo, ela oa fazer o que ceder a chantagem do presidente da CBF ?? Ela agiu de forma dgna, como um presidente do Flamengo tem que fazer, vc acha que o Kleber Leite ia cuidar dos Interesses do Flamengo??? Ele não cuidou nem quando era presidente do clube meu amigo !!! . Resumindo, acompanhe mais a politica do clube que vc torce meu amigo, vc sabe muito pouco dela ... abração e SRN

10/6/2010 às 16:52
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Quanto à incompetente Patrícia Amorim, não sei que "ótimo" trabalho ela vem fazendo, pois só deu bola fora. A vinda do Zico não foi crédito dela. O momento do Zico era esse e coincidiu dela estar na presidência. Zicão a salvou do marasmo da incompetência. Em poucos meses só fez merda à frente do Fla. Se juntou a esse incompetente do Helinho (que já foi presidente e não deixou saudades) e só não demitiu o Andrade e o Braz ainda em 2009 por conta do Hexa. Votou na "novidade" Fábio Koff para o Clube dos 13 e "entregou" o título de 1987 conquistado em campo para o Sport e a Taça de Bolinhas para o São Paulo. O que esse Koff fez em trezentos anos à frente do Clube dos 13 em prol do merecido reconhecimento? NAAAAADA. O FLA só cumpriu o que determinou o próprio Clube dos 13, que capitaneado por esse gremista, nos deixou sozinho nessa briga. Por que não votar no flamenguista Kléber Leite? Com certeza teríamos um defensor de nossos direitos e talvez estivéssemos com o sonhado reconhecimento.

9/6/2010 às 18:02
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Caro Pelodan, SRN. Eu vivo no mundo do campeonato brasileiro atual, em que ganhamos duas partidas, uma contra um dos quatro rebaixados em 2010, o Prudente, outra sem merecer do Palmeiras. Perdemos o Adriano, que era meio time, e perderemos com certeza o Love. Nosso meio-campo é bizonho. O Airton deixou um buraco que ninguém consegue tapar. O Maldonado está a anos-luz do futebol apresentado em 2009. O Wilians não é mais aquele cão de guarda, as baladas estão fazendo mal. E o Pet não aguenta nem um tempo. Temos então que conviver com Fernando, Michael e outras porcarias. Nosso ataque não existe, mas não existe mesmo, nós simplesmente não temos um atacante sequer. É até desumano exigir alguma coisa desse menino, Diego Maurício. O resto (Mezenga, Dênis Morto, Gil) não serve para jogar nem no Brasiliense aqui do DF. Somos Hexacampeões sim e devemos esse título ao Márcio Braga, ao Delair, ao Andrade, ao Braz, ao Andrade, a todo elenco, mas principalmente ao Adriano, ao Bruno e ao Pet.

9/6/2010 às 17:51
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
2/3/2010

flamengo acima de tudo

Carlos Henrique Caetano, Concordo que a Patrícia Amorim errou ao dispensar o Andrade e depois levar um toco do Joel para o Bosta!! Foi o mico do ano!! O Felipão seria espetacular, mas estou com um pé atrás com essa diretoria, que conseguiu a proeza de pegar um time campeão, e não teve competência de impor ordem, disciplina, e a capacidade de identificar que era preciso no início da temporada trazer um bom camisa 10 ( Pet já dava sinais de problemas musculares), um zagueiro experiente e de qualidade, o Alex Silva deu sopa!( Ronaldo angelim e Alvaro já davam sinais de problemas!!) e um substituto para o Aírton!!( Rodrigo Souto estava dando sopa!!). Precisamos de um bom técnico e 4 bons jogadores 1 camisa 10, 1 zagueiro, 1 volante e 1 atacante e manter o Love!!

9/6/2010 às 17:29
Jacareí - SP
Usuário desde
1/3/2010

Flamengo até Morrer !!!

* só não vê quem não quer !!!

9/6/2010 às 16:48
Jacareí - SP
Usuário desde
1/3/2010

Flamengo até Morrer !!!

Que quadro que vc pinta heim Carlos Henrique, meu Deus do céu, não sei em que mundo vc vive meu amigo, no meu mundo o Flamengo é Campeão Brasileiro, chegou as quartas de final de Liberta !!! O time precisa de reforços? Claro que pricisa, todos os times vão atrás de reforços, mas tudo tem seu tempo meu amigo, tem mais de 30 dias de prazo para contratar jogadores, não adianta correr e comprar qualquer mala, a Patricia esta fazendo um ÓTIMO TRABALHO até agora, só não vê quem quer. Abração e SRN .

9/6/2010 às 16:47
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Ademais, estão se esquecendo que a janela de transferência internacional só se abre em agosto. Até lá vamos enfrentar os chorões (neutro), o Atlético-Go (fora), o Avaí (casa), o Inter (fora) e vasquim no dia 01/08. Não sei se para o jogo contra o vice os jogadores que vierem do exterior já estariam liberados. Ou seja, mesmo que contratemos um caminhão de jogadores vindos do exterior, enfrentaremos esses times com esse elenco ridículo que temos, sem o Love, o único atacante do time. Qual será o ataque para esses jogos? Diego Maurício (nome de ator de novela mexicana, mas não podemos queimar o garoto) e mais quem? Há um consolo, teremos a volta do Kléberson e do Fierro (DEUS NOS AJUDE!!!!). Assim, provavelmente, estaremos em agosto na zona de rebaixamento ou há alguma perspectiva de vitória nesses jogos do mês de julho? Talvez contra o Avaí, mas não ganhamos nem do Goiás que se assemelha a eles. O nosso planejamento está igual a comandante, uma bos.... Zico, nos salve da incompetente.

9/6/2010 às 10:33
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

A tão esperada volta do nosso Deus na Terra, ZICO, encobriu a incompetência e despreparo para exercer cargo tão importante da sra. Patrícia e seus incompetentes e covardes seguidores (Hélio Ferraz e seus asseclas). O ZICÃO é a nossa única esperança de um fim de 2010 ao menos digno, ou seja, longe da zona de rebaixamento, porque se dependermos da Patrícia e do Hélio Ferraz.... Estamos no lucro em 9º lugar, pois o futebol apresentado não é muito diferente de quem está na zona de rebaixamento. Parece piada as especulações de contratações rubro-negras com Riquelme, Ronaldinho e Felipão. Até o Kléber Leite era mais competente, pois pelo menos conseguia trazer os jogadores renomados, se bem que ferrando as finanças. Essa incompetente demitiu o técnico Hexacampeão para levar um baita "toco" do fenomenal Joel Santana para os chorões. Sem opção, teve que apelar para o fraco Rogério. Como pode demitir um técnico sem ter ao menos contactado outro? O Braz dá de dez em competência nessa turma.

9/6/2010 às 10:23
Jacareí - SP
Usuário desde
1/3/2010

Flamengo até Morrer !!!

Calma Donato, em negocios nao pode haver pressa, acho que a Patricia pisou na bola em abrir o bico sobre o Felipao, acho que estamos no caminho certo meu amigo ... abracao

9/6/2010 às 9:37
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
1/3/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

É um disse que disse tenebros...Eu ouvi na madrugada, através de um Diretor, que o Felipão vai fechar, na realidade é com o INTER de Porto Alegre... Essa imprensa é irresponsável... E essa letargia da Patricia é uma TORTURA...

9/6/2010 às 8:35
Aracaju - SE
Usuário desde
6/3/2010

Sangue Rubro Negro

Caro Perboyre suas colunas como sempre são de um equilibrio e de uma postura dignas de elogios. Agora o que me preocupa e fico muito triste com o futuro deste site. Antes tinhamos discursões centradas, criticas sem ofensas, muitas pessoas inteligentes nas discursões e principalmente o mesmo objetivo. Agora a cada 10 pessoas que comentam pelo menos 5 são fakes. Sempre considerei esse o melhor site de discursão sobre o Flamengo, mas de uns tempos pra cá tem acontecido muita baderna aqui. Torço muito para quem cuida deste sitio que tomem medidas para manter a qualidade do site e das discursões. Criticas e elogios todos podemos fazer. O que não pode é nosso espaço ser dominado por fakes. SRN

8/6/2010 às 20:33
Salvador - BA
Usuário desde
16/3/2010

Fernando Barretto - Salvador - Hexa, eu estava lá!!!!!!

A vinda de Felipão, acaso seja verdadeira, é motivo de muita comemoração.

8/6/2010 às 16:02
Salvador - BA
Usuário desde
16/3/2010

Fernando Barretto - Salvador - Hexa, eu estava lá!!!!!!

Acabo de ler no O Globo que Felipão será o novo técnico do Fla. Será verdade?

8/6/2010 às 16:01
Águas Claras - DF
Usuário desde
14/5/2010

Flamengo desde menino

Concordo plenamente. Como profissionais, que treinaram em clubes organizados desde os 12, 13, 15 anos não conseguem acertar passes de 5 metros? Ora, é porque não podem estar em time de 1ª divisão. Outra coisa: como é que um jogador com porte físico avantajado, como o fernando, não tem disposição dentro de campo. Sabe apenas marchar, sem garra, sem suar a camisa, sem acrescentar nada ao time. Sangue rapaz, vontade, suor. Ninguém aguenta mais um sanguessuga no Fla. E o Michael? Melhor que o Juan vá para a meia esquerda e ele fique na lateral. Quem sabe erra menos.

8/6/2010 às 15:53
porto alegre - RS
Usuário desde
2/3/2010

mengão o único hexacampeão masculino de futebol

Caro Perboyre, entra ano, sai ano e o Flamengo continua um circo, com um monte de palhaços a frente do Clube, fazendo suas fanfarronices e passando a perna na torcida, que infelizmente vai na deles, o Zico tá metendo um cascalho na África, o paspalho do Helinho chupando o pau do Pateta na Disney, a casa caindo e os caras tem a cara de pau de nos enganar com suas contratações mirabolantes como Ronadinho Gaúcho e o Riquelme bichado e fim de carreira. Podem me meter o malho, porém acho que o Zico já começou mal, porra Galo queremos é time, queremos a raça do Emerson, o excelente Réver, a juventude e categoria do Montillo, a explosão do Sóbis, ano passado ganhamos sem precisar de CT, tá certo que numa cagada daquelas, sendo assim queremos time, queremos técnico, ninguem quer ver treino em CT, queremos ver jogo no Maraca porra. Então meu caro Ídolo, resolve logo, pois senão ficará marcado por colocar o Flamengo na segunda divisão e isso nós nunca o perdoaremos.

8/6/2010 às 12:30
Teresina - PI
Usuário desde
4/3/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

SÓ MAIS UMA COISA NÃO ADIANTA A GENTE FICAR ESPERANDO POR ISSO OU POR AQUILO PARA AJUDAR, ACHO QUE CHEGOU A HORA COM ZICO A FRENTE DO FUTEBOL MESMO PORQUE CONHEÇO FUTEBOL A 30 ANOS E NÃO CONHEÇO NINGUEM NO FUTEBOL QUE TENHA CARATER PELO MENOS IGUAL AO DO ZICO. PORTANTO GALERA CHEGOU A HORA DE AJUDAR.

8/6/2010 às 11:58
Teresina - PI
Usuário desde
4/3/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Grande Peninha discordo do seu ponto de vista, mesmo porque hoje a presidente do FLA é uma ex- atleta e o futebol está sob a responsabilidade do nosso idolo maior ZICO (um pessoa extremamente séria). Então acho que devemos ajudar, ou seja, fazer a nossa parte ajudando financeiramente o clube para que o ZICO possa montar um elenco a altura do FLA mais para isso precisa-se de dinheiro e me desculpe mas acho que R$ 8,00 mensal não vai fazer muita diferença no orçamento de uma grande parte dos torcedores. ACHO QUE DEVEMOS CRITICAR, MAS DEVEMOS TAMBEM AJUDAR, pois, jogador de alto nível custa carro. COMO EU ESCREVI SE O ZICO LANÇAR UM NOVO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO DO TORCEDOR NOS MIGRAREMOS PARA ELE, O QUE NÃO DA É FICAR ESPERANDO QUE O ZICO MONTE UM TIME DE ESTRELAS E NÃO AJUDAR COM APENAS R$ 8,00 POR MÊS. Um forte abraço.

8/6/2010 às 11:55
50

ENQUETE

O que você achou da terceira camisa do Flamengo com as cores de fundação do clube (azul e ouro)?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.