PATROCÍNIOS, PARCERIAS E AFINS...

PATROCÍNIOS, PARCERIAS E AFINS...

E aí, Nação?! Como estamos? Parece que as coisas começam a caminhar numa relativa tranquilidade, né?! Graças a Deus! Sigamos em frente...

Tenho visto pessoas falando “Que sonho seria o Flamengo ter um patrocínio TOP como o do Palmeiras!” Olha, desculpem-me os que pensam o contrário, mas eu não gostaria. Esse tipo de parceria é, normalmente danoso ao clube em algum momento. Já tivemos exemplos parecidos no Brasil como Parmalat, Excel-Econômico, Hicks Muse, ISL, Nations Bank, MSI e mais recentemente Traffic, Sonda e LA Sports. Mas de todas a que mais se assemelha ao da Crefisa é a da  UNIMED.

Minha mulher é tricolor (que acompanha, vai aos estádios) e quando eu falava que a UNIMED um dia teria que sair e que quando isso acontecesse iria derrubar o Fluminense, ela me chamava de flamenguista invejoso. Dizia: “Só lamento que vocês não tenham um torcedor milionário que monte timaços campeões pra vocês!” E eu rebatia dizendo que a gente não precisava, que bastava uma administração séria, honesta e competente, pois a capacidade de arrecadação do Mengão era absurdamente maior que a do mecenas deles e que qualquer patrocínio que eles sonhassem vir a ter.

Embora minha “previsão” não tenha sido 100%, pois achava que eles iriam parar na Série C, o fim da parceria os levou a ter um time apenas brigador e mediano, que não suporta um campeonato longo e disputado. E não se iludam: um dia a “Tia Leila” (seja por razoes financeiras, comerciais, pessoais ou políticas) vai ter que sair. Não creio pra eles o mesmo destino do tricolor, mas deverão ter que se adaptar a uma nova e bem diferente realidade.

Também errei, em parte, sobre a nossa arrecadação, pois mesmo com toda reorganização financeira que o clube passou, algo essencial ainda não foi eficientemente trabalhado, primeiro pelo próprio Flamengo, que deveria fazer uma revisão no que já existe, e depois pela própria torcida que poderia/deveria se engajar em maior quantidade e evitar jogar contra e/ou pra galera.

Do que estou falando? Simples: para um faturamento absurdo e sem fim pro nosso time basta que cada Flamenguista que puder (não é tão absurdamente caro assim e não é possível que milhares de RNs não consigam) se associe ao Programa Nação Rubro-Negra! Mas sem essa babaquice de ficar por aí reclamando que o plano isso, o plano aquilo e anunciando que vai cancelar a cada crise, a cada resultado ruim.

Somos 40 milhões! Se 1% (400.000) se associasse apenas no plano Raça, o clube faturaria quase 16 milhões por mês (191/ano). Daria pra manter a camisa limpa de patrocínios, manter um excelente time e conquistar o mundo. Como sonhar é livre, imaginem um percentual nada exagerado:10% (4 milhões de Rubro-Negros). Ele geraria absurdos 159 milhões por mês! Não consigo nem mensurar o que seria possível fazer com um faturamento desses. Timaço? Guardiola/Klop? Messi/Cristiano Ronaldo? Estádio pra 100mil? CTs de base de última geração em cada estado do Brasil?

Sou ST desde 2013 e nesse período só atrasei umas 2 ou 3 vezes as renovações, mas nunca sequer pensei em cancelar por motivo algum. É óbvio que confiar na gestão, sabendo que o dinheiro não seria desviado, foi importante pra minha entrada/continuação. Assim como também sabemos que cabe ao clube tornar o programa mais atraente. Principalmente para os off-RJ e off-Brasil. Mas...

Sempre ouvi que se houvesse um meio de ajudar ao clube, a Nação o faria de coração aberto. Aí pintou a chance e o que mais recebe IBOPE são as reclamações de uma meia dúzia?! E o programa mal consegue se manter acima dos 100mil... Coisa que (segundo o questionável “Por Um Futebol Melhor”, pois lá o Fla aparece em 17º com 21mil...) Internacional, São Paulo e Atlético, que há tempos não coquistam muita coisa, têm feito com os pés nas costas.

Ahh, se a Nação acordasse!!! #SRN!!!

(OS: sobre o jogo de daqui a pouco, não entendo. O que mais vejo são comentários de que o “carioquinha” não vale de nada, que nossos rivais não são os regionais e que temos que largar isso pra lá. Aí quando se usa um time alternativo começam novas reclamações? Pois eu gostei do time com restrições a dupla de zaga pelo improviso – embora o Abel venha treinando o Hugo numa posição que ele conhece bem – e estou bem otimista quanto ao resultado. Os que vão entrar têm que mostrar serviço. Essa é a hora! #VamosFlamengo)