FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA OPINIÃO
quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUPER-TÉCNICO ?

SUPER-TÉCNICO ?

Marcio Neves - Flamengo RJ

Amigos rubro-negros, confesso que acho este período um chatice só. Período de Copa do Mundo é igual ao final do ano, quando os meios de comunicação não tem muita matéria para divulgar sobre os clubes e começam a buscar qualquer fio de notícia para preencher os seus espaços, de forma que nunca se sabe o que é fato ou pura especulação.

Em se tratando de Flamengo então, fica praticamente impossível manter negociações sigilosas, ainda mais com a boa parcela de empresários que querem apenas valorizar as suas “mercadorias”. O esquema é simples: o Flamengo sonda um empresário sobre a disponibilidade e interesse em tal jogador. O empresário, muito inteligente, faz com que esta sondagem chegue aos ouvidos da imprensa para que este interesse seja divulgado. A consequência é lógica, pois com a informação do interesse do Flamengo, outros clubes se interessam também e começa o leilão. Por que a negociação com o Zico não vazou? Simplesmente porque foi com o próprio Zico. Portanto, a saída é simples; ao abordar um empresário, o Flamengo deve exigir confidencialidade e informar que se vazar alguma informação sobre o assédio, o Flamengo sai do negócio e ponto final.

É inegável que o anúncio do interesse do Flamengo em Luiz Felipe Scolari para técnico mexeu com o mercado do futebol. Até na África do Sul, focada na Copa do Mundo, a notícia foi tratada como manchete por boa parte da imprensa mundial. Este interesse nos leva a, pelo menos, três questionamentos :

  • Nossos últimos treinadores, Caio Jr, Cuca, Andrade e Rogério Lourenço forma muito criticados por boa parte da torcida por não ter experiência compatível para um time como Flamengo. Por outro lado, trazer um técnico experiente como Felipão, Luxemburgo, Muricy ou Paulo Autuori implica num custo elevo de salários ena própria comissão técnica que eles normalmente trazem. Num clube ainda com ´serios problemas financeiros, valeria a pena gastar tanto por um técnico, por melhor que ele seja?
  • Como ainda quer tentar oportunidade num grande clube da Europa, onde sua família quer residir, Felipão só deve anunciar sua decisão ao final da Copa do Mundo. Faz sentido aguardar tanto por esta reposta e perder a oportunidade do novo técnico treinar o time para o recomeço do Brasileiro?

 

Teoricamente, sou contra se pagar tanto por um técnico, por melhor que ele seja, ainda mais com o clube na situação como o Flamengo. Sempre contestei o excesso de importância, a meu ver, que os treinadores têm no futebol atual. O próprio Zico, em sua apresentação na semana passada, relativizou este ponto dizendo que quem decide é o jogador dentro do campo. Por outro lado, no momento em que estamos, praticamente remontando o time, precisamos de um técnico com experiência para poder no curto prazo criar este novo time. Como os principais técnicos estão empregados, nos resta apenas o Felipão para este perfil de treinador.

Um outro fator importante a favor da contratação do Felipão é a carência de liderança que temos no nosso elenco. A menos que contratemos algum jogador com perfil de Fábio Luciano, uma alternativa para suprir esta deficiência e termos um xerifão no banco, com um técnico tipo Felipão.

 

PLANEJAR AGORA

De toda a forma, seja com Felipão ou um outro novo técnico ou mesmo com Rogério Lourenço, temos que estar cientes que será um grande desafio remontar o time no meio da temporada. Uma coisa é você ter uma base e encaixar dois ou três jogadores, outra coisa é ter que inserir seis ou sete peças num time durante um campeonato, que terá dois jogos por semana. No mínimo, teremos que encaixar dois novos jogadores no time, com a saída da nossa dupla de ataque. Se, além disso, Bruno for para o Milan, um clube alemão fizer proposta por Léo Moura, Kleberson e Fierro forem negociados após valorização na Copa e  Álvaro, David e Maldonado com contratos encerrados e não renovados, teremos que repor muitas peças.

O futuro do campeonato brasileiro é totalmente incerto, em função justamente da agitação do mercado. Times vão sofrer baixas enquanto outros se reforçarão. A diferença entre o líder e o décimo-sexto  colocado é de 10 pontos, ou seja, praticamente nada quando ainda faltam 93 pontos a serem disputados. Mesmo assim, nosso foco não pode ser montar um time apenas para o restante do campeonato, mas também um time para a próxima temporada. Se der certo agora, ótimo; caso contrário, temos que ter uma base forte para 2011.

Desta forma, sem entrar no mérito dos nomes, o importante nesta reconstrução é planejar corretamente a montagem do elenco. Deve-se avaliar se o perfil do jogador condiz com a nova filosofia do clube; deve-se assinar contrato por um prazo mínimo de 18 meses, de forma que o esforço agora seja válido para a próxima temporada. Não se pode ter tantos jogadores com final de contrato para este época do ano, mesmo com o risco da janela europeia que normalmente tira dois, no máximo três jogadores do time, que podem ser repostos mais facilmente.

Vamos aguardar com paciência o desenrolar das diversas negociações em curso, sem se deixar afetar por esta onda de especulação. Na realidade, os negócios só começam a se encaminhar com o fechamento dos elencos dos times europeus. É na hora da xepa que os clubes brasileiros podem trazer alguém de valor, a menos daqueles que querem voltar do Oriente Médio. Acredito que teremos um bom time, talvez não a seleção que se anuncia, mas se mantivermos a base atual e trouxermos um zagueiro, um meio-de-campo e dois atacantes, podemos remontar este time ainda com aspirações no Brasileiro deste ano.

 

Saudações Rubro-Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

nova friburgo - RJ
Usuário desde
18/3/2010

flamengo ate morrer

É certo de que o Flamengo vai melhorar muito com a chegada do Zico... A Patricia é uma pessoa muito séria e precisa de tempo para organizar uma bagunça que vem de anos de incompetência. Agora, no que diz respeito ao técnico, na minha opinião, o Flamengo precisa de um cara mais disciplinador, já que alguns jogadores se julgam dirigentes e se acham no direito de escolher quem o clube deve manter ou nao, seja treinador, preparador fisico, de goleiros, etc... Não que o Rogério não seja competente, mas ele precisa de um pouco mais de rodagem para treinar o mengao...

22/6/2010 às 9:58
Niterói - RJ
Usuário desde
19/6/2010

50 anos Rubro-Negro

A paciência está se esgotando. FORA PATRICINHA!

20/6/2010 às 0:57
santo amaro - BA
Usuário desde
27/3/2010

sou flamengo até morrer

Zico chegou, agora vamos dá tempo que uma pessoa precisa, para arrumar uma casa quando ela se encontra bagunçada a varios anos. O CT é necessario sim, mas tenho certeza que Zico, e sua equipe de trabalho, não vai se limitar ao CT.Ele vai cuidar do time tambem é só esperar. Agora, essa cobrança que estou vendo ai, só pode ser gozação, quem sabe até, de torcedores outros times. Sobre o Rogerio, seria uma injustiça Zico chegar e no mesmo dia, sem fazer nenhuma avaliação do trabalho do rapaz e mandar para o olho da rua. Depois, Zico não quer dizer que Rogerio, será permanente e intocavel. Uma coisa eu gostei, o Felipão não querer vir para o Flamengo, ele não é a cara do Flamengo. Vai quebrar a cara assim como quebraram, o Vanderley L e Murici R. Esse Riquelme tambem, está botando muita banca, não é possivel que o Flamengo, só queira esses caras de lá de fora. O Corintians, em 2009 conseguiu o Douglas, agora Bruno Cesar. Vamos correr o Brasil, em busca de valores.

15/6/2010 às 14:23
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/5/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

E brincadeira achar que o tal Felipinho viria para o FLA. O Zico como pessoa nao posso falar, pois nao o conheco pessoalmente, mas ele como profissional na Gerencia e/ou Direcao fez bons trabalhos. Mas como jogador foi PE FRIO, SIM, nao chegou ao maximo no pais, no Brasil, mas no FLA ele chegou ao TOPO. Sou CETICO e nao sou BABADOR de nenhum homem, mesmo sendo um craque como foi Zico, para o FLA. Vamos ver...o que ele PRODUZIRA para esta torcida IMENSA !

15/6/2010 às 0:42
Aracaju - SE
Usuário desde
6/3/2010

Sangue Rubro Negro

Esse site já foi bom. Agora foi invadido por um monte de FAKES que nunca foram flamenguistas e ficam tumultuando nossas discursões, plantando notícias, denegrindo pessoas (inclusive agressões pessoais a Zico). Não que ele não seja alvo de criticas quando merecer. Mas já fiz um alerta aqui, que este site foi invadido por fakes e quem administra não faz nada. O único espaço que ainda se tem discursões centradas são nas colunas q por sinal são muito bem escritas. Poucas pessoas fazem criticas e comentarios que nos dão prazer de ler como o Ricardo Perez, o Pierini, o Cezar Porto, o meu conterrâneo Hugo Monteiro, o Ivan Monteiro, o Julio Terroso, dentre outros poucos, são pessoas que ainda salvam este espaço. Atenção administração, vamos cuidar deste site pois é um dos poucos espaços q nos restam para discursões. Sábado assisti na TVBrasil Zico o Filme, acho que deveria ser um filme q todo rubro-negro de verdade deveria assistir pra ver se tem cabimento duvidar do carater desta pessoa,SRN.

14/6/2010 às 14:56
santo amaro - BA
Usuário desde
27/3/2010

sou flamengo até morrer

Quando eu voltar ao Brasil, pretendo morar em Porto Alegre ou S. Paulo. Como torcedor do Flamengo, estou chorando até agora. Como fomos perder um treinadorasso como o felipão, que ganhou tudo que disputou na europa. Agora, ja estão chorando PC Gusmão. Por que? Será que não lembram como esse cidadão abandonou o Flamengo, e, ainda por cima falando as piores coisas do clube. Deixa esse cara para o Vasco, não vai completar o resto do turno, com o time que o Vasco tem, o Ceará é apenas um inicio de campeonato, onde os favoritos estão saindo de outras competições, estão em negociações com reforços. Deixa o Rogerio ai até aparecer um tecnico de categoria para o Flamengo. Nada de afobação.

14/6/2010 às 14:27
RIO DE JANEIRO - RJ
Usuário desde
20/3/2010

MAIOR DO PLANETA

ESSA DIRETORIA ESTA DESMORALIZADA.....DEPOIS DE PERDER A DISPUTA DO FELIPÃO COM O PORCO, JOBSON COM BOSTINHA, ETC.....PERDEU O PC GUSMÃO PARA O VASCÚ...NINGUÉM QUER TRABALHAR COM A NADADORA AMADORA !!! ESSA PATRIÇOLA É UMA TREMENDA PÉ FRIO, SRN

13/6/2010 às 14:19
São José dos Campos - SP
Usuário desde
1/3/2010

Somos todos menos alguns!!!

E tem mais: o "Felipão", como já era esperado, acertou com o Palmeiras. Ele detesta o Rio de Janeiro e jamais aceitaria trabalhar em algum clube carioca, ainda mais no Flamengo. Parece que tudo não passou de uma bravata da nossa atual diretoria. Ainda bem. "Felipão", que é mais grosso do que um kibe, não ficaria um mês no Mengão, até mesmo porque ele não suporta ser contestado!

13/6/2010 às 13:51
São José dos Campos - SP
Usuário desde
1/3/2010

Somos todos menos alguns!!!

Confirmando a informação do companheiro JULIO CESAR FRANCISCO, o jornalista Jorge Nunes, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, informou que Adilson Batista estará no Rio amanhã para assinar o contrato com o Flamengo. Não sei se ele seria a melhor opção, porque, na minha opinião, não é o "Super-Técnico" de que tanto se falava, mas, com certeza, é melhor do que o Rogério Lourenço. Vamos ver no que vai dar...

13/6/2010 às 13:45
Itaúna - MG
Usuário desde
6/3/2010

Sempre, sempre, sempre FLAMENGO... eternamente !

Este eu posso cornetar..., a torcida do Cruzeiro detesta, mas sempre coloca o Cruzeiro disputando tudo, trabalha muito. Na minha opinião, se deixarem trabalhar (full time) "joga" o time para cima. PC. Gusmão está acertando com o Vasco (Troca de Passe _ SPORTV). Aguardemos, e SRNHC...

13/6/2010 às 13:36
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
17/3/2010

Contra a midia hipocrita e poluida, Fla acima de tudo

Fonte Radio Tupi

13/6/2010 às 13:09
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
17/3/2010

Contra a midia hipocrita e poluida, Fla acima de tudo

Novo treinador do Fla Adilson Baptista.

13/6/2010 às 13:08
Itaúna - MG
Usuário desde
6/3/2010

Sempre, sempre, sempre FLAMENGO... eternamente !

Valeu pelo apóio César Porto, Luiz Felipe e Marcos Kormann. Com o CT que a diretoria prioriza (hoje bem mais viável, que ontem), certamente "Craques o Flamengo fará em casa", e é histórico que o MENGÃO é muito melhor produtor de grandes jogadores do que comprador. Gol de Placa da diretoria o contrato assinado com a AMBEV (10 milhões). Pior será o destino dos co-irmãos cariocas. Podem me cobrar, com uma boa estrutura ninguém segura o MENGÃO!!! O futuro dirá, mas podem me cobrar. Forte abraço meus irmãos em rubro-negro. SRNHC...

13/6/2010 às 12:29
Curitiba - PR
Usuário desde
17/4/2010

Flamengo, Raça, Amor e Paixão acima de tudo!

Gastar 8 milhões/ano com um técnico? É exagerado e não me parece lógico. "É supervalorizar" sua importância. Concordo com os colegas abaixo, que apontar "localizar" talentos jovens, relativamente baratos, pelo Brasil, além de apostar na formação de jogadores (nossa tradição) é um ótimo caminho. Com a finalização do Ninho do Urubu, a parceria com o CFZ e o Zico cuidando não tenho dúvidas que temos condições de ter sempre futuros talentos. Aprovo o trabalho da Patrícia Amorim, que está direcionando seu trabalho para austeridade, comprometimento com o clube, desenvolvimento de estrutura e visão de futuro. Parabéns. E bem-vindo Zico. Nós sempre te apoiaremos. S R N

13/6/2010 às 9:24
são benedito - CE
Usuário desde
21/4/2010

aond eestiver estarei

vamos torcer juntos com fé...................

13/6/2010 às 7:59
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
16/4/2010

A cima de tudo Mengão

Darki, concordo. Oscar é bom jogador. Poderiamos incluir nessa lista o zagueiro Dalton que tá brigando com o Fluminense. Temos que ficar só na espera.

12/6/2010 às 17:06
Itaúna - MG
Usuário desde
6/3/2010

Sempre, sempre, sempre FLAMENGO... eternamente !

Caro César Porto, infelizmente sua análise crítica é a nossa realidade nestes anos de "chumbo". Tenho saudades da época que nosso AMADO contava com olheiros por todos os cantos deste país e conseguia produzir craques "em série"! Hoje observo com tristeza (tenho certeza que o senhor também) que apenas alguns poucos clubes bem administrados usam deste expediente, e com muito sucesso. Não vejo com bons olhos este "moto contínuo" de exportar talentos no auge da forma e importar ex-pretensos craques; uns ricos demais para arriscar novos vôos, outros velhos demais, rodados demais, já bastante "espremidos", sem o vigor, sem a velha flama! Agora mesmo, o Santos acaba de adquirir do América Mineiro uma outra promessa, um jovem lateral (Danilo). Arriscado? Sim, mas... quanto maior o risco, maior a possibilidade do retorno! Enfim, quem sabe o nosso Galinho volte a usar este procedimento, quem sabe? Forte abraço e SRNHC...

12/6/2010 às 7:39
Niterói - RJ
Usuário desde
18/4/2010

Uma vez e sempre Flamengo

Que segunda divisão o que? O Flamengo é time de primeiríssima. Vamos parar com esse papo torto. O Flamengo não é Vasco, Fluminense, Botafogo ou América, e quem não for Mengão!!! Que VTNC !!!

11/6/2010 às 23:45
Niterói - RJ
Usuário desde
18/4/2010

Uma vez e sempre Flamengo

Se o Brasil perder a Copa aí não vai haver valorização e quem vai se dar mal vai ser o Flamengo, porque vai levar Fierro.

11/6/2010 às 23:35
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
4/3/2010

Mengao4ever

em algum momento o time teria que ser renovado, com as consequencias que acontecem em qquer lugar. Se a renovação foer positiva, e prepare o time para conquistas em 2011, tudo bem, mas só o tempo dirá. Sem renovação tudo mundo já sabe a escalação: bruno, leo moura, angelin, juan, toro, klebersom....

11/6/2010 às 22:52
111

ENQUETE

O que você achou da terceira camisa do Flamengo com as cores de fundação do clube (azul e ouro)?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.