A Recopa pode ser Sul-Americana, mas terá um gosto europeu independentemente de qual clube for campeão neste ano. A decisão desta quarta-feira reúne dois treinadores que vieram do Velho Continente para brilhar na América do Sul: o português Jorge Jesus, do Flamengo, e o espanhol Miguel Ángel Ramírez, do Independiente del Valle. Mas ambos têm um croata como inspiração para buscar o título.

Muito antes de Jesus e Ramírez cruzarem o oceano, Mirko Jozic já havia sido campeão com o Colo-Colo. Até a conquista do Flamengo na Libertadores de 2019, era o único europeu a conquistar a América estando à beira do gramado e, até o apito final no Maracanã, será o único a levantar a Recopa Sul-Americana — também com o clube chileno, em 1992.

Jozic chegou ao Chile tendo pouca expressão como jogador, mas explodiu sendo treinador. A contratação junto ao Colo-Colo aconteceu após a grande campanha da Iugoslávia (que ainda anexava a Croácia, na época), no Mundial Sub-20 de 1987. A intenção era revitalizar as categorias de base dos “Caciques” e do futebol chileno.

Mirko Jozic era o único europeu a conquistar a Libertadores e o único a levantar a Recopa Foto: Divulgação/Conmebol

Assim como Jesus e Ramírez, Jozic era considerado revolucionário para o seu tempo. Seu maior mérito no Colo-Colo foi transformar uma equipe de jogadores considerados velhos e modificar o esquema tático para torná-los mais verticais. As principais características eram as trocas rápidas de passe e muitas infiltrações.

Jozic e Jesus também se assemelham pela disciplina. O croata foi um dos primeiros a aprimorar os treinos físicos e táticas na América do Sul, impôr regras nas concetrações e cobrar por disciplina fora de campo. Não demorou para ser promovido a técnico da equipe profissional do Colo-Colo, em 1990.

x1_T4gT7tOe97f-8egZq4O1eQ.jpeg.jpg.pagespeed.ic.-jHDMwror8 Conheça o croata que inspira Jorge Jesus e o Flamengo na busca pelo título da Recopa
Mirko Jozic era o único europeu a conquistar a Libertadores e o único a levantar a Recopa Foto: Divulgação/Conmebol

Logo na primeira temporada, conquistou o Campeonato Chileno. Na segunda, a América. Na terceira, a Recopa — e outros dois títulos chilenos neste período. O trabalho impressionou tanto que chegou a assumir a seleção chilena anos depois.

Por fim, Jozic e Jesus chegaram a se enfrentar em Portugal. O croata defendia o Sporting, enquanto o atual técnico do Flamengo comandava o Estrela de Amadora, na temporada 1998/1999. Foram duas vitórias para a inspiração atual do Mister.