‘Derrapadas’ em momentos decisivos minam luta do Flamengo pelo título brasileiro

O time que fez a torcida exclamar para os adversários “segue o líder” agora tem só 2% de chances de ser campeão brasileiro. A distância de sete pontos para o Palmeiras não se construiu apenas pelos tropeços recentes, já na gestão Dorival Júnior. A questão é que o Flamengo acumulou “travadas” ao longo da temporada que agora deixam a equação de título muito mais complicada.

O elenco que veio de um 2017 com frustrações nas finais da Copa do Brasil e Sul-Americana não pegou no tranco, mesmo com a manutenção de investimentos (foram R$ 104 milhões, entre renovações e reforços).

Apesar da repetição de frustrações no Carioca, na Libertadores e na Copa do Brasil, o cenário chegou a ser favorável para o Fla nos pontos corridos da Série A. Mas o time deixou pontos pelo caminho. Faltando cinco rodadas, com tabela nada simples (Santos, Sport, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR), até a presença no G4 está ameaçada.

A primeira derrota foi para uma Chapecoense, hoje na zona de rebaixamento, por causa da decisão de poupar titulares para a Libertadores. Depois de um período pré-Copa do Mundo de empolgação justificada pela série de bons resultados, o Fla teve a primeira “final” contra o São Paulo, então principal perseguidor. A derrota no Maracanã culminou com a perda da liderança quatro rodadas depois, quando também perdeu para o Grêmio.

O começo do segundo turno ampliou a instabilidade do Flamengo, que engatou um empate com o América-MG, após ficar duas vezes em vantagem, e duas derrotas para Ceará, então na zona de rebaixamento, e Internacional. Ao mesmo tempo, o Palmeiras ganhou corpo na competição. Vencer o time paulista, três jogos atrás, deixaria o Fla a um ponto de distância. Em vez disso, o Fla se afundou na sequência de três jogos sem vencer. Agora, parece ser tarde demais para pensar em título.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/derrapadas-em-momentos-decisivos-minam-luta-do-flamengo-pelo-titulo-brasileiro-23230615.html

Share this content: