É hora de tapar o nariz

3 pontos, mais um saldo de 12 gols. Essa é a diferença que nos separa do tão sonhado heptacampeonato nacional, dá pra chegar, mas a ladeira ficou ainda mais íngreme.

É óbvio que ainda estamos na briga, não existe motivo para desanimo, afinal de contas, o empate do último sábado contra o São Paulo no Morumbi está longe de ser considerado um péssimo resultado para o Flamengo, apesar do momento favorável.

Não gosto de usar muito o título de 2009 como parâmetro, pois ali tudo conspirou inexplicavelmente a favor do Mengão, mas esse resultado da última rodada lembrou muito a partida contra o Inter, também mais ou menos nessa altura do campeonato, o 0 a 0 dentro do Beira-Rio manteve o Flamengo vivo.

Esse empate com o São Paulo nem seria tão ruim, bastaria o Palmeiras perder pontos para o Santa Cruz ontem, fora de casa. Infelizmente os caras ganharam do penúltimo colocado, transpiraram bastante, mas venceram e aumentaram a diferença.

Realmente, a tabela dos caras é bem mais fácil que a nossa, ficar estudando ela e tentando projetar em qual rodada o Flamengo poderá tirar pontos do atual líder não ajudará em nada. Precisamos focar apenas no próximo jogo, fazer a nossa parte, e deixar a coisa fluir.

Em 2009, o discurso de que ‘estamos brigando pelo G4’ era a tônica, mesmo quando o hexa já era palpável, a comissão técnica e os jogadores sempre deixavam os pés no chão, mostrando certa humildade, mas no fundo deixando a gente sonhar.

Se o G4 já era uma realidade, o atual G6 já está praticamente confirmado, o Flamengo certamente irá para a nova Libertadores da América em 2017, coisa que lá no início do ano era o nosso objetivo no Campeonato Brasileiro. O problema é que deixaram chegar…

O viralizado ‘Cheirinho de Hépta’ tem lá o seu lado ruim, o que se iniciou como uma brincadeira virou verdade conforme o Flamengo foi empolgando na competição, e depois da eliminação da Copa Sul-americana virou uma obrigação.

Isso se tornou munição para a mídia mexer com a Nação Rubro-Negra, tanto para o bem, quanto para o mal, e também para a arcoirizada sacanear o torcedor do Flamengo caso no final das contas, essa grande campanha fique apenas no cheirinho.

O imediatismo do torcedor só atrapalhará o Flamengo, ainda temos tempo para assumir a ponta da tabela, e no momento certo, assim como em 2009, quando apenas após a penúltima rodada nos tornamos líderes. Ainda restam 10 rodadas esse ano, e tudo pode acontecer.

Deixemos, agora, o peso do favoritismo, e obrigação de título do lado de lá, vamos seguir o nosso caminho com leveza, humildade, e competência no trabalho.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/e-hora-de-tapar-o-nariz/

Share this content: