A torcida do Flamengo está preocupada. Não pelo Independiente del Valle ser o adversário na Recopa Sul-Americana, mas pela possibilidade de o rubro-negro não contar com um trio de jogadores nesta quarta-feira: Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Rafinha. Mas, é preciso calma. O GLOBO explica a situação física de cada um e as chances de disputarem a decisão.

A situação mais branda é a de Rafinha. Antes da final da Taça Guanbara, no último domingo, o lateral-direito apresentou dores na posterior da coxa esquerda e o exame realizado constatou uma pequena lesão no local. Ele está realizando tratamento e, nesta terça-feira, deu voltas ao redor do gramado no Ninho do Urubu.

A escalação não é garantida, mas, como a lesão não é grave e a recuperação caminha bem, é quem desperta mais esperança da comissão técnica para estar em campo. Pessoas próximas acreditam na titularidade. O teste antes do jogo irá definir se será utilizado ou não. O reserva imediato é João Lucas, que está de aviso.

A situação mais grave é a de Rodrigo Caio, que está descartado do jogo contra o Independiente de Valle e também é dúvida até para a estreia do Flamengo na Libertadores, contra o Junior Barranquilla, no próximo dia 4. O zagueiro teve lesão muscular no adutor da coxa esquerda após sentir uma fisgada durante a partida de ida da Recopa.

Já Bruno Henrique teve constatada lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, além de estiramento na cápsula lateral do mesmo local. A lesão tem três graus de gravidade. A mais simples exige uma semana para voltar aos treinos, o que não aconteceu. O atacante não deve ser problema para estreia do rubro-negro na Libertadores, mas não deve atuar na Recopa.

Léo Pereira será o substituto de Rodrigo Caio. Pedro é principal cotado para ser o substituto de Bruno Henrique. A dupla realiza tratamento no departamento médico, treino físico leve e academia.