Vice-campeão mundial, o Flamengo foi o quarto melhor time do mundo em 2019, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Num ano em que venceu a Libertadores e o Brasileirão, a equipe de Jorge Jesus ficou atrás apenas de Liverpool,Barcelona e Manchester City no ranking. Mas como pode o rubro-negro, em que pesem as conquistas da temporada, estar à frente de clubes recheados de craques, como Real Madrid, Bayern de Munique e PSG?

Para entender, é preciso detalhar o método da IFFHS, que desde 1991 elabora a lista. A federação considera a pontuação dos times em cada partida disputada no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro daquele ano. Cada jogo, porém, carrega um peso diferente, dependendo da relevância competição. Por exemplo, uma vitória na Libertadores (ou na Liga dos Campeões) agrega 14 pontos.

Nas ligas nacionais, porém, há uma variação: a IFFHS atribui classificações de 1 a 4 de acordo com o grau de competitividade do torneio. O Brasileirão tem a nota mais alta, portanto, uma vitória na competição soma 4 pontos. O Flamengo foi campeão brasileiro com 90 pontos, a maior pontuação da história. Triunfos nas copas e supercopas domésticas, por sua vez, adicionam 12 pontos.

Levando em conta essa tabela, o Flamengo fez 275 pontos e ocupou sua melhor posição nos últimos anos. Em 2016, o rubro-negro carioca ficou no distante 95º lugar, melhorando para um saudável 7º em 2017 e perdendo espaço novamente em 2018, com um 48º lugar.

Em relação a outros clubes brasileiros, depois do Flamengo, vêm Palmeiras (12º), o Atlético-MG (13º), Grêmio (15º) e Internacional (18º).

Confira o top 20 do ranking

1 – Liverpool (Inglaterra)

2 – Barcelona (Espanha)

3 – Manchester City (Inglaterra)

4 – Flamengo (Brasil)

5 – Celtic (Escócia)

6 – Valencia (Espanha)

7 – Ajax (Holanda)

8 – Chelsea (Inglaterra)

9 – PSG (França)

10 – Wolverhampton (Inglaterra)

11 – Dinamo Zagreb (Croácia)

12 – Palmeiras (Brasil)

13 – Atlético-MG (Brasil)

14 – Rangers (Escócia)

15 – Grêmio (Brasil)

16 – River Plate (Argentina)

17 – Juventus (Itália)

18 – Internacional (Brasil)

19 – Esperánce (Tunísia)

20 – Libertad (Paraguai)