Espião Estatístico: números na temporada dão favoritismo para o Flamengo diante do Athletico-PR

Quem leva a melhor entre Flamengo e Athletico-PR nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã? Após o 1 a 1 na Arena da Baixada, quem vencer no Rio de Janeiro avança, e, caso aconteça um novo empate, o confronto será definido nos pênaltis. A equipe do Espião Estatístico entrou em campo no Troca de Passes para mostrar como os times chegam para a partida decisiva e adotou um método.

Contabilizamos os números individuais e coletivos dos clubes na temporada, mas descartamos as estatísticas dos estaduais. Isso porque o Furacão usou um time alternativo no Paranaense, e as comparações seriam injustas. Os dados utilizados na pesquisa são das seguintes competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana.

Números nas principais competições

FlamengoAthletico-PR
Desempenho19J, 11V, 4E e 4D21J, 9V, 3E e 9D
Aproveitamento64,9%47,6%
Gols marcados35 (1,84 por jogo)28 (1,33 por jogo)
Gols sofridos16 (0,84 por jogo)22 (1,04 por jogo)

Flamengo: 1 derrota em 9 jogos em casa

A equipe carioca disputou nove jogos como mandante em 2019, e os números são animadores. Foram oito vitórias e apenas uma derrota, diante do Peñarol, pela Libertadores. O time tem ainda uma média de quase três gols marcados por partida. Por outro lado, a quantidade de gols sofridos pode ser considerada alta. O Flamengo não sofreu gol em apenas dois jogos como mandante nas competições pesquisadas.

Flamengo mandante nas principais competições

Desempenho9 jogos: 8 vitórias e 1 derrota
Aproveitamento88,8%
Gols marcados26 (média de 2,8 por jogo)
Gols sofridos8 (média de 0,8 por jogo)

Athletico não venceu como visitante

Para avançar sem precisar dos pênaltis, o Furacão precisa de um feito que ainda não conseguiu em 2019: vencer fora de casa. Até a agora, o time comandado por Tiago Nunes disputou 10 jogos longe da Arena da Baixada, empatou dois e perdeu os outros oito. Para complicar ainda mais a situação, o time tem média de menos de um gol marcado por jogo, além de uma média defensiva de quase dois gols sofridos por partida. Atuando como visitante, o Athletico não balançou a rede em quatro jogos.

Athletico visitante nas principais competições

Desempenho10 jogos: 2 empates e 8 derrotas
Aproveitamento6,6%
Gols marcados8 (média de 0,8 por jogo)
Gols sofridos18 (média de 1,8 por jogo)

Gabriel x Marco Ruben

Equilíbrio no duelo dos camisas 9. Os principais atacantes de Flamengo e Athletico chegaram em 2019 aos respectivos clubes e não tiveram problema de adaptação. Os dois são os artilheiros de suas equipes e têm médias um pouco superiores de um gol a cada dois jogos. Na comparação, o jogador do time carioca tem leve superioridade.

Números nas principais competições

GabrielMarco Ruben
16 jogos17 jogos
1.437 minutos em campo1.570 minutos em campo
10 gols e 2 assistências9 gols e 1 assistência
143 minutos para marcar um gol174 minutos para marcar um gol
119 minutos para participar de um gol157 minutos para participar de um gol
3 cartões amarelos e 1 vermelho1 cartão amarelo

Fonte: https://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/espiao-estatistico-numeros-na-temporada-dao-favoritismo-para-o-flamengo-diante-do-athletico-pr.ghtml

Share this content: