Uma conferência na madrugada desta sexta-feira, sediada em Dubai, pelo FIFA Medical Center Of Excellence, braço da entidade que discute a medicina do esporte, debateu o retorno do futebol no mundo, com exemplo da Bundesliga, na Alemanha, que já foi retomada, e participação do Brasil, através do médico Márcio Tannure, do Flamengo.

Os participantes, que representavam clubes como Barcelona, Orlando City, Mônaco, além da Associação de Futebol dos Emirados Árabes Unidos e um representante de clube da China, trataram da importância da volta das atividades de treinamento em meio à pandemia de coronavírus, para evitar lesões quando as competições forem reagendadas. Todos se mostraram preocupados com o longo período que os atletas ficaram em casa.

Encontro teve participação de representantes de clubes e ligas do mundo todo Foto: Divulgação

O médico do Flamengo constatou que o clube tem adotado práticas semelhantes ao que ocorre no exterior, embora a curva de crescimento dos casos e mortes por coronavírus estejam em momentos diferentes. O principal exemplo comparativo ao clube carioca foi a Bundesliga. Lá, assim como no Ninho do Urubu, os clubes testam os atletas duas vezes por semana. Às sextas-feiras é feito o exame PCR e na segunda-feira a sorologia.

O debate entre os médicos gerou ainda um consenso de que a testagem em massa e repetida inúmeras vezes é um caminho que todos precisam seguir para a retomada segura do futebol. A experiência alemã foi novamente colocada como parâmetro, e os representantes levaram as práticas para tratar em suas ligas nacionais.