Favorito, Flamengo lida com a obrigação de vencer e a dúvida sobre as consequências de um tropeço

O placar de 2 a 0 a favor do Flamengo na primeira partida da final do Estadual contra o Vasco escancarou a superioridade rubro-negra no Rio de Janeiro. Afinal, natural que o time mais rico e com o elenco mais farto e qualificado leve vantagem. Mas como o futebol já deu vários exemplos de que nem sempre estes fatores prevalecem dentro de campo, ninguém ousa dar a disputa por encerrada. E, apesar da disparidade, os dois times chegam à decisão de hoje, às 16h, no Maracanã com dilemas.

No Flamengo, eles envolvem justamente a superioridade do elenco. Teria o time rubro-negro chegado num ponto em que as consequências de um tropeço no Estadual são muito maiores do que as de conquistá-lo?

— Sabemos que é muito bom ser campeão. E sabemos o quanto somos cobrados por isso — resume Renê.

O lateral-esquerdo conhece bem o fardo de um time que a cada ano vê a obrigação de ser campeão estadual aumentar. Em 2018, a eliminação para o Botafogo na semifinal promoveu um abalo no clube semelhante ao de um terremoto. O então vice de futebol Ricardo Lomba classificou a queda de “vergonha absurda” e pediu desculpas ao torcedor. Já o técnico Paulo César Carpegiani e o diretor de futebol Rodrigo Caetano não resistiram à pressão e foram demitidos.

No Ninho do Urubu, todos têm consciência de que, hoje, o Carioca tem peso muito menor que a Libertadores. Na quarta-feira, o Flamengo encara a LDU em Quito. Mas a obrigação do título estadual molda os discursos.

— Temos que tratar jogo a jogo. É uma final contra o maior rival. Depois da decisão que o Abel vai falar conosco sobre a LDU — completou Renê.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/favorito-flamengo-lida-com-obrigacao-de-vencer-a-duvida-sobre-as-consequencias-de-um-tropeco-23613101.html

Share this content: