Flamengo lidera ranking de marca mais valiosa do futebol brasileiro pelo quarto ano consecutivo

Apesar de muitas críticas ao futebol, a gestão Eduardo Bandeira de Mello conseguiu elevar o patamar econômico do Flamengo. Prova disso é o que clube da Gávea novamente assumiu o posto de marca mais valiosa do futebol brasileiro. A soberania rubro-negra chega ao seu quarto ano consecutivo. Corinthians e Palmeiras seguem colados na segunda e terceira colocação, respectivamente.

O levantamento foi realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO e obtida pelo portal “Valor“. De acordo com os dados, a marca rubro-negra chegou a R$ 1,95 bilhão em 2018, apresentando um crescimento de 15%, comparando com o último ano. O valor da marca quase dobrou, se comparado em um período de cinco anos (em 2014 o valor era de R$ 1 bilhão).

Para a análise, a consultoria leva em consideração 40 fatores em três pilares: receita (patrocínio, ingressos, etc), torcida (gama de consumidores) e mercado (onde o clube está inserido). Neste caso, o patrimônio dos times e lucro com a venda de jogadores são descartados para a obtenção dos dados.

O que alavanca o Flamengo são os bons patrocínios, que foram aumentados. Além disso, embora não tenha o maior tíquete médio de ingressos nos estádios, o Flamengo tem o maior público do Campeonato Brasileiro -, destaca Carlos Aragaki, sócio do departamento de esportes da BDO.

No comando do Flamengo durante o crescimento econômico do clube apresentados no levantamento, Eduardo Bandeira de Mello não poderá se reeleger. Ricardo Lomba, apoiado pelo então mandatário rubro-negro, foi o nome escolhido pela Chapa da situação. Os opositores são Rodolfo Landim (Chapa Roxa), Marcelo Vargas (Chapa Branca) e José Carlos Peruano (Chapa Amarela). As eleições presidenciais do clube ocorrem no dia 8 de dezembro.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/11/flamengo-lidera-ranking-de-marca-mais-valiosa-do-futebol-brasileiro-pelo-quarto-ano-consecutivo/

Share this content: