O elenco principal do Flamengo só se reapresenta dia 27, mas a temporada começa, realmente, em fevereiro. Tratando a Taça Guanabara como um teste para os garotos da base, o rubro-negro só avançará na preparação no segundo mês de 2020, quando terá de enfrentar mais de 9 mil km em viagens e, possivelmente, três finais em um período de dez dias. Situação que liga o alerta da comissão técnica.

O técnico Jorge Jesus está ciente da agenda que lhe aguarda: à partir da segunda semana do próximo mês, o Flamengo pode viajar até 9.551 km somando as idas para Brasília e Quito, no Equador, e a volta para o Rio de Janeiro — trajeto e programação ainda podem ser alterados.

A etapa mais difícil começa em 16 de fevereiro, quando o Flamengo viaja para Brasília para disputar a Supercopa do Brasil, contra o Athletico. Três dias depois acontece o jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, no Equador. A tendência é que a delegação rubro-negra siga direto para Quito, não retornando ao Rio.

— Não tem muito o que fazer. Agora é tratar com naturalidade, não tem que ficar questionando muito. Temos uma final dia 16. Pouco provável voltar no Rio. Queríamos esse primeiro jogo um pouco mais à frente para podermos dar uma preparação mais adequada. Mas vamos confiante para as finais, como sempre — declarou o vice-presidente de futebol Marcos Braz.

Após a disputa do torneio internacional, a volta para o Rio de Janeiro marca mais 4.574 km até o desembarque, que acontece poucos dias antes de o rubro-negro disputar a final da Taça Guanabara — caso classifique.

Por fim, o jogo de volta da Recopa Sul-Americana está marcado para 26 de fevereiro, no Maracanã, sem a necessidade de novos deslocamentos.

No meio desta maratona de viagens, o Flamengo pode conquistar três títulos em dez dias : a Supercopa do Brasil (16/02), a Taça Guanabara, caso se classifique (22/02) e a Recopa Sul-Americana (26/02). De quebra, Jorge Jesus poderá contar com os reforços já anunciados pelo clube: o zagueiro Gustavo Henrique, o volante Thiago Maia e os atacantes Pedro Rocha, Michael e Pedro.

Calendário do Flamengo em fevereiro:

02/2 - Resende x Flamengo (Taça  Guanabara)
08/2 - Flamengo x Madureira (Taça Guanabara)
12/2 - Semifinal (Taça Guanabara)*
16/2 - Flamengo x Athletico (Supercopa do Brasil)
19/2 - Independiente Del Valle x Flamengo (Recopa Sul-Americana)
22/2 - Final (Taça Guanabara)*
26/2 - Flamengo x Independiente Del Valle (Recopa Sul-Americana)

*Caso se classifique.