Fundador do aplicativo utilizado pela comissão técnica do Flamengo explica personalização e garante: “É algo inovador”

Por: Isabelle Costa

Em meio à crise mundial que o planeta vive por conta do surto do novo coronavírus, inúmeros campeonatos de futebol foram paralisados por tempo indeterminado, como Taça Libertadores e Copa do Brasil. Sendo assim, as atividades de treinamento do Flamengo foram suspensas sem data de retorno prevista. No entanto, a comissão técnica de Jorge Jesus, junta com o treinador, buscou uma alternativa para que os jogadores mantenham o condicionamento físico mesmo de suas casas, com o auxílio de um aplicativo, Coach ID.

logo_cor_v1-300x134 Fundador do aplicativo utilizado pela comissão técnica do Flamengo explica personalização e garante: “É algo inovador”

O Coach ID foi desenvolvido em 2017, e lançado no fim de 2018, por dois portugueses, Acacio Santos e João Daniel Rico, que vivenciam o mundo do futebol há anos. Em entrevista exclusiva à reportagem do Coluna do Fla, Acacio explicou como surgiu a ideia de fundar o Coach ID: “O aplicativo surgiu para ajudar o treinador a ser o melhor técnico, para criar a sua identidade e controlar o seu processo de treino.”

Devido ao aumento exponencial de casos da doença em diversos países como o Brasil, o isolamento social tem sido uma das soluções adotadas para que o vírus da Covid-19 não seja propagado ainda mais. Por isto, os jogadores do Flamengo estão de quarentena, em suas casas, como determinação do Ministério da Saúde para a população brasileira.

Em meio a esta situação, o preparador físico do clube Rubro-Negro, Márcio Monteiro teve a ideia de aplicar o Coach ID para instruir os atletas com atividades que podem ser realizadas em qualquer lugar. Com a utilização do aplicativo, que apresenta o plano de treinos e faz a coleta dados após a execução dos exercícios, o staff do Flamengo consegue monitorar o desempenho de cada atleta, como explicou Acacio Santos.

“O jogador recebe as ordens, faz o treinamento e ao fim, recebe uma notificação para avaliar o impacto do esforço. O jogador também recebe uma notificação que pergunta qual é o seu estado, se está bem, se tem muita dor no músculo, para que o staff do Flamengo possa ter um feedback imediato de como o jogador se sentiu nesse treinamento. Além disso, tem um chat onde toda a informação é passada de forma segura e tranquila da equipe técnica do Flamengo para os jogadores, e vice-versa. Algo inovador e que não existe no mercado tão estruturado.”

Conterrâneo de Jorge Jesus e alguns membros da comissão técnica, Acacio Santos comentou sobre a importância e responsabilidade de desenvolver este trabalho personalizado para o Flamengo. “É um orgulho muito grande para o Coach ID trabalhar com o clube da dimensão do Flamengo e ainda mais com o posicionamento atual que o Flamengo tem no mundo. O Flamengo é um clube de referência mundial pela sua história, mas essencialmente pelo sucesso que teve nos últimos meses.”

Confira a entrevista completa:

Como surgiu a ideia de criar o aplicativo Coach ID?

Nós fomos treinadores de futebol, sou treinador de futebol profissional há muitos anos, então começamos a perceber que havia a necessidade de ter um aplicativo. Eu já trabalhei na Ásia, Grécia, e andava com um computador para todo lado, para o treino e estava sendo difícil. Então começamos a desenhar o aplicativo, que fosse fundamental para o treinador e depois para o clube organizar a sua ideia de trabalho, para fazer estatística e controle do treino. E começamos a trabalhar e surgiu o Coach ID. O aplicativo surgiu para ajudar o treinador a ser o melhor técnico, para criar a sua identidade e controlar o seu processo de treino.

Como foi o contato com o staff do Flamengo?

Como isso é uma coisa recente e como o treinador, fui partilhando o que era o nosso aplicativo. Fomos experimentando e temos muitos clubes em Portugal, e alguns na Ásia, Austrália e África. O Márcio (preparador físico do Flamengo), foi percebendo a importância do aplicativo. E de repente, com esta questão toda (pandemia do coronavírus), nos perguntou como estava o aplicativo, se tinha como adaptar às nossas necessidades, ao controle do treino à distância dos jogadores. Nós temos todo interesse em trabalhar com o time da dimensão do Flamengo e também trabalhar com o Jorge Jesus e seu staff, que nos traz todo respeito e confiança.

Como foi feita a personalização do aplicativo para o Flamengo?

Nós primeiro fomos orientados ao que o staff queria, o que o Márcio queria para ter o máximo de dados possíveis. Neste momento, todo jogador está cadastrado no Coach ID, em uma conta só do Flamengo, com todos os jogadores. A partir daí, os jogadores estão convidados a receber o aplicativo que é adaptado só para o Flamengo, e o Márcio cria uma unidade de trabalho para fazer em casa.

O jogador recebe as ordens, faz o treinamento e ao fim, recebe uma notificação para avaliar o impacto do esforço. O jogador também recebe uma notificação que pergunta qual é o seu estado, se está bem, se tem muita dor no músculo, para que o staff do Flamengo possa ter um feedback imediato de como o jogador se sentiu nesse treinamento. Para além disso, tem um chat criado onde toda a informação é passada de forma segura e tranquila da equipe técnica do Flamengo para os jogadores, e vice-versa, algo inovador e que não existe no mercado tão estruturado.

O que significa com um clube da dimensão do Flamengo para vocês?

É o reflexo da confiança e da qualidade do nosso trabalho. Porque o Flamengo traz uma dimensão e responsabilidade muito grande sobre o que disponibilizamos ao staff técnico e ao clube para as coletas de informações pelo aplicativo. Aumentou muito a responsabilidade, mas faz parte da nossa vida. Tudo que fazemos, fazemos com seriedade e confiança de que estamos tentando fazer o melhor. E o Coach ID é baseado nesses valores. É um orgulho muito grande para o Coach ID trabalhar com o clube da dimensão do Flamengo e ainda mais com o posicionamento atual que o Flamengo tem no mundo. O Flamengo é um clube de referência mundial pela sua história, mas essencialmente pelo sucesso que teve nos últimos meses.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/03/fundador-do-aplicativo-utilizado-pela-comissao-tecnica-do-flamengo-explica-personalizacao-e-garante-e-algo-inovador/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fundador-do-aplicativo-utilizado-pela-comissao-tecnica-do-flamengo-explica-personalizacao-e-garante-e-algo-inovador

Share this content: