Liverpool na roda, Puskas no Rio e show de Sávio: 10 vitórias do Flamengo sobre times europeus

Em todo jogo, a torcida do Flamengo lembra orgulhosamente a vitória sobre o Liverpool por 3 a 0, que deu ao clube o título mundial de 1981. Mas este não foi o único triunfo rubro-negro sobre um rival europeu. Pelo contrário: o Rubro-Negro já conseguiu resultados expressivos contra outros times poderosos do Velho Continente, como Real Madrid, Bayern de Munique, Benfica etc.

Abaixo, o GloboEsporte.com lista 10 vitórias importantes do Flamengo sobre equipes europeias:

Flamengo 3 x 0 Liverpool

13/12/1981 – Copa Intercontinental

A mais importante de todas. Em Tóquio, o Flamengo alcançou o topo do mundo ao vencer facilmente o Liverpool, num show de Zico, Nunes e companhia. A conquista segue sendo a mais importante da história do clube e virou tema de música nas arquibancadas pelo Brasil afora.

Escalação do Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.

Flamengo 3 x 1 Valencia

23/08/1997 – Troféu Naranja

Num momento turbulento no Campeonato Brasileiro, com troca de técnico – Paulo Autuori assumira no lugar de Sebastião Rocha -, o Flamengo viajou à Espanha para a disputa de um torneio amistoso. Um dos compromissos foi contra o Valencia, que havia acabado de tirar Romário do Rubro-Negro.

O Baixinho, inclusive, abriu o placar para os espanhóis. Mas o Flamengo contava com outra estrela, que estava inspirada: Sávio comandou a virada com três gols, saiu ovacionado e entrou no radar dos clubes locais – no ano seguinte, seria vendido ao Real Madrid.

Escalação do Flamengo: Clemer, Fabio Baiano, Junior Baiano, Luís Alberto e Gilberto; Jamir, Jorginho, Iranildo (Maurinho) e Lúcio (Bruno Quadros); Renato Gaúcho (Evandro) e Sávio (Marco Aurélio Jacozinho). Técnico: Paulo Autuori.

Flamengo 3 x 0 Real Madrid

15/09/1997 – Troféu Palma de Mallorca

Ainda na turnê pela Espanha, o Flamengo teve pela frente o poderoso Real Madrid. Mais uma vez comandado por Sávio, o Rubro-Negro não tomou conhecimento e venceu com gols de seu camisa 10, além de Maurinho e Lúcio. Derrotado naquele dia, o time merengue terminaria a temporada europeia com a conquista da Liga dos Campeões – e venceria o Vasco no Mundial, já com Sávio em sua equipe.

Escalação do Flamengo: Clemer, Fabio Baiano (Leandro Neto), Junior Baiano (Juan), Luís ALberto e Gilberto; Jamir (Bruno Quadros), Jorginho, Maurinho e Sávio (Iranildo); Renato Gaúcho (Rodrigo Mendes) e Lúcio. Técnico: Paulo Autuori.

Flamengo 3 x 1 Zeljeznicar

18/01/1974

Por que a vitória em um amistoso sobre um time bósnio entraria para a história do Flamengo? Porque o triunfo sobre o Zeljeznicar, então uma equipe mediana na Iugoslávia, seria a primeira partida em que um certo Arthur Antunes Coimbra vestiria a camisa 10 rubro-negra entre os profissionais.

Pois o Galinho, com seus 21 anos, aproveitou a chance e fez dois gols – Arilson completou o placar. E o resto foi história.

Escalação do Flamengo: Renato, Aloísio (Mineiro), Chiquinho Pastor, Jayme e Rodrigues Neto; Liminha, Afonsinho (Zé Mário) e Rogério; Doval (Dario Maravilha), Zico e Paulo Cesar Caju (Arílson).

flazeljo2 Liverpool na roda, Puskas no Rio e show de Sávio: 10 vitórias do Flamengo sobre times europeus

Flamengo 3 x 1 Bayern de Munique

23/07/1994 – Torneio Internacional da Malásia

Com um time repleto de garotos formados na base sob o comando de Carlinhos, o Flamengo conquistou o torneio amistoso de Kuala Lumpur sobre o todo-poderoso Bayern de Munique.

E foi na emoção: o goleiro Adriano acabou sendo expulso ao cometer um pênalti logo no início do jogo, e Fabio Noronha entrou no lugar de Rodrigo Mendes. Apesar de ter um jogador a menos, o Flamengo conseguiu a virada e a vitória. Os gols foram de Rogério, Marquinhos e Sávio.

Escalação do Flamengo: Adriano, Henrique, Gelson Baresi, Rogério e Marcos Adriano; Fabinho, Marquinhos, Hugo e Rodrigo Mendes (Fábio Noronha); Charles Baiano (Magno) e Sávio. Técnico: Carlinhos

Flamengo 3 x 1 Arsenal

09/05/1949

Foi a primeira vitória do Flamengo sobre um time europeu. Pouco menos de um anos depois de perder para o Southampton, o Flamengo fez seu segundo jogo um rival do Velho Continente. Desta vez, venceu com autoridade, gols de Durval e Jair Rosa Pinto (duas vezes).

O Arsenal fazia uma badalada excursão pela América do Sul e já havia goleado o Fluminense e perdido para o Vasco. O duelo com o Flamengo aconteceu em São Januário e foi a estreia do goleiro paraguaio Sinforiano Garcia. Outra curiosidade: o técnico rubro-negro era Kanela, que se notabilizou por conquistas no… Basquete.

Escalação do Flamengo: Garcia, Juvenal, Job, Biguá, Modesto Bria, Beto (Jayme de Almeida), Luisinho (Bodinho), Gringo (Luís Rosa), Durval, Jair Rosa Pinto e Esquerdinha. Técnico: Kanela.

gols-de-flamengo-vs-arsenal-em-1949 Liverpool na roda, Puskas no Rio e show de Sávio: 10 vitórias do Flamengo sobre times europeus

Flamengo 7 x 0 Real Sociedad

06/06/1990 – Copa Sharp

A Real Sociedad pode não ter a história de outros gigantes espanhóis, mas o clube basco saía, na época, de uma década em que havia sido bicampeão nacional. Mas não houve resistência perante o Flamengo.

Disputada no Japão num gramado sintético, a partida virou um passeio rubro-negro. O destaque foi o atacante Gaúcho, com três gols. Renato Gaúcho (duas vezes), Bobô e Bujica completaram o placar.

Escalação do Flamengo: Zé Carlos, Zanata (Josimar), Vítor Hugo, Rogério e Nelsinho; Aílton (Uidemar), Júnior, Bobô (Djalminha) e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho (Bujica); Técnico: Jair Pereira.

Flamengo 6 x 4 Honved

19/01/1957

A grande seleção da Hungria vice-campeã mundial em 1954 era ainda a base do Honved três anos depois. E a vinda dos húngaros para o Brasil foi uma verdadeira operação, com consequências importantes.

Isso porque o Honved estava em excursão desde novembro de 1956. O clube tinha permissão para ficar fora do país até março de 1957, mas se recusou a voltar, apesar de ameaças até da Fifa. Flamengo e Botafogo se juntaram para trazer os húngaros à América do Sul. Depois de muita burocracia e negociação 0 com participação inclusive da primeira dama brasileira, Sarah Kubitschek, a visita foi liberada.

flamengohonved2 Liverpool na roda, Puskas no Rio e show de Sávio: 10 vitórias do Flamengo sobre times europeus

A vitória do Flamengo sobre Puskas e companhia foi a primeira de uma série de duelos. Ao todo, Flamengo e Honved se enfrentaram cinco vezes – as duas últimas na Venezuela -, com duas vitórias para cada lado e um empate.

Um ano depois, o Honved voltaria para a Europa, e seus jogadores se espalhariam por outros clubes. E o impacto dos húngaros no Brasil ajudaria a revolucionar a forma como o futebol era jogado no nosso país.

Escalação do Flamengo: Ari, Tomires, Pavão, Milton Copolillo, Luís Roberto, Edson, Paulinho, Moacir (Duca), Henrique Frade (Dida), Evaristo de Macedo e Babá. Técnico: Fleitas Solich.

Flamengo 3 x 1 Hamburgo

10/08/1989 – Torneio de Hamburgo

O triunfo marcou a última taça conquistada por Zico pelo Flamengo. O torneio amistoso foi realizado em Hamburgo, e o Rubro-Negro levou a campo uma equipe que misturava jovens revelações, como Leonardo, Marcelinho Carioca e Zinho, aos veteranos Júnior e Zico.

O time comandado por Telê Santana venceu com gols de Zico, Ailton e Nando. E o Galinho se despediria definitivamente quatro meses depois, contra o Fluminense.

Escalação do Flamengo: Cantarele, Leandro Silva, Gonçalves (Junior Baiano), Rogério e Leonardo; Ailton, Júnior e Zico (Renato Carioca); Alcindo (Marcelinho Carioca), Nando (Bujica) e Zinho. Técnico: Telê Santana.

Flamengo 5 x 2 Benfica

05/08/1997 – Torneio Centenário de Belo Horizonte

Antes de viajar para a Espanha para derrotar Valencia e Real Madrid, o Flamengo de 1997 fez sua primeira vítima europeia ainda no Brasil. Num torneio amistoso em Minas Gerais, o time ainda comandado por Sebastião Rocha passou por cima do Benfica, gols de Sávio, Iranildo, Lúcio, Rodrigo Mendes e Fábio Baiano. Porém, logo depois perdeu para o Cruzeiro e foi eliminado da competição.

Escalação do Flamengo: Clemer, Fábio Baiano, Fabiano, Luís Alberto e Gilberto; Jamir, Jorginho, Evandro (Rodrigo Mendes) e Iranildo; Lúcio e Sávio.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/liverpool-na-roda-show-de-savio-e-puskas-no-rio-10-vitorias-do-flamengo-sobre-times-europeus.ghtml

Share this content: