Matheus Brum: “O JJ enlouqueceu!!”

Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Que vitória! Que jogo! Que atuação! O Flamengo jogou, e muito, no Maracanã. Isso mostra, primeiramente, como o Jorge Jesus entendeu as características dos jogadores e, segundo, que o time está sendo treinado.

A partida contra o Goiás nos permitiu analisar o Flamengo ofensivamente. Contra times mais fracos tecnicamente, o rubro-negro deverá ser extremamente ofensivo. A primeira mudança é o posicionamento dos laterais. Rafinha e Trauco ficam mais avançados, com Arão (ou quem jogar naquela função), recuado para fazer a saída de bola, como um terceiro zagueiro.

No meio, jogadas com muita amplitude, buscando sempre as pontas, com tabelas. No lance do segundo gol, Trauco faz a diagonal perfeita. Isso é treinamento! Jogadas repetidamente treinadas, que durante o jogo, conseguem ser executadas.

Outra mudança extremamente perceptível, foi a presença dos meias na área, algo que é pedido por este que voz fala desde os tempos de Zé Ricardo. Com os meias chegando na área, as finalizações aumentaram. Contra o Esmeraldino, foram sete chutes de Gabigol, cinco de Bruno Henrique e quatro de Arrascaeta e Everton Ribeiro. Ao todo, foram 28 finalizações. Metade delas ocorreram dentro da área.

muitos-jogadores-na-area-300x219 Matheus Brum: “O JJ enlouqueceu!!”
No lance do terceiro gol, quatro jogadores do Flamengo estavam na área, mesmo número de defensores do Goiás.

Diferentemente do esperado quando foi divulgada a escalação, Gabigol foi o segundo atacante, com Bruno Henrique espetado dentro da área. Confesso que não gosto de ver o BH nesta função. Perdemos sua principal característica, que é o arranque, em velocidade. Mas, pro jogo de hoje, funcionou, principalmente pela movimentação do camisa 9, que buscou o jogo, fez pivô e tentou abrir espaços na defesa goiana.

Por falar em espaços, o Flamengo atacou os espaços abertos pela defesa adversária, buscando jogadas com atacantes infiltrando, para receber em condições de finalização. O baile rubro-negro, acredito, foi possível pelo desconhecimento dos goianos sobre nosso futebol. Depois da atuação de hoje, com certeza, os clubes irão estudar ainda mais afundo nossa equipe.

O Goiás, completamente atordoado com o massacre, pouco fez. O gol saiu de uma falha individual de Rodrigo Caio. Depois do lance, tiveram uns cinco minutos de pressão, conseguindo uma bola na trave. Depois disso, não levaram mais perigo. Quando tinham a bola nos pés, o Flamengo pressionava na marcação ofensiva conseguindo, em muitas vezes, a roubada de bola.

Apesar da grande vitória, não acredito que o Flamengo irá jogar desta forma em todos os jogos. Até porque, ficou nítido que o sistema defensivo precisa de mais tempo para ficar encaixado, conforme identificado por JJ na coletiva pós-jogo. Para o jogo de quarta-feira, pela volta da Copa do Brasil, contra o Athletico, penso que o time deve continuar com a posse de bola, buscando o gol, mas sem ser totalmente agressivo, pela preocupação com os contra-ataques que o Furação pode armar.

A goleada nos deixa animados para os próximos jogos do Mais Querido. Entretanto, é importante ressaltar que ainda está no início da “Era JJ”. Então, altos e baixos podem ocorrer. O importante é analisar como será a evolução do time. O JJ enlouqueceu! E junto com ele, está toda a Nação, sedenta por ver atuações como esta, várias vezes.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Fonte: https://colunadofla.com/2019/07/matheus-brum-o-jj-enlouqueceu/

Share this content: