Um antigo fenômeno na bolha rubro-negra das redes sociais foi o “Paquetázinho da sorte”. Basicamente, consistia na imagem de Lucas Paquetá na infância carregando uma mensagem de boa sorte antes dos jogos. Eis que, três anos depois, o lugar na brincadeira é tomado pela foto de Michael, também quando criança. Mas a relação do novo reforço com o Flamengo vai ainda mais longe, especificamente em Poxoréu, no Mato Grosso.

É preciso deixar claro: Michael não torcia para o Flamengo. Mas a foto que viralizou mostra que o caminho entre ele e o clube sempre esteve próximo. O “Michaelzinho da sorte” é o atacante com 10 anos, atuando em uma das várias escolinhas de futsal que passou. Apesar do nome “Fla 100” fazer referência ao Flamengo, a escolinha não é uma filial rubro-negra. Isso explica a falta do escudo no uniforme, apesar de as cores tradicionais estarem presentes.

Entenda a história da foto de Michael com a camisa do Flamengo quando criança Foto: Arquivo Pessoal

A “Fla 100”, na verdade, é parte de um projeto social do Centro Juvenil Salesiano, instituição educativa de Poxoréu que Michael frequentava na infância. Todo ano — normalmente em maio — um campeonato de futebol é organizado pela instituição. O novo reforço do Flamengo, claro, sempre participava do evento, que também oferecia reforço escolar, atividade cultural e cursos para as crianças da cidade.

— O Michael e os irmãos dele são bem conhecidos. Ele era muito danado, era uma criança que não se continha. Mas é um danado simpático. Tinha que chamar a atenção por subir nas árvores, mas nunca deixava com raiva. Quando tinha jogo, nós sempre abríamos as portas para as crianças jogarem bola e ele era o primeiro a chegar — conta Lúcia Voltan, coordenadora do Centro Juvenil Salesiano.

x3.jpg.pagespeed.ic.01Y6uvQ3qq Michael da sorte? Flamengo fez parte da infância do reforço rubro-negro no Mato Grosso
Entenda a história da foto de Michael com a camisa do Flamengo quando criança Foto: Arquivo Pessoal

O responsável pela criação do “Fla 100” é Ademir Bonela, que trabalhava com bancos na região e foi o responsável por juntar as crianças e montar o time homenageando o Flamengo. Rubro-negro apaixonado, ele organizadas as equipes que participavam de torneios amadores na região. Michael era um deles, mas logo foi captado por outra escolinha.

— Michael era uma das crianças que participava do “Fla 100”. Quando foi crescendo, foi para a escolinha chamada Diamante Verde, aqui na cidade. Eles frequentavam o espaço, nós orientávamos e ajudávamos. Depois, chegou a hora deles voarem — conta Lúcia.

x1.jpg.pagespeed.ic.vtczGOgeLQ Michael da sorte? Flamengo fez parte da infância do reforço rubro-negro no Mato Grosso
Entenda a história da foto de Michael com a camisa do Flamengo quando criança Foto: Arquivo Pessoal

A infância de Michael em Poxoréu sempre foi marcada pelo futebol. Seu sonho era chegar à seleção brasileira, como conta o instrutor Cezar Ribeiro, também do do Centro Juvenil Salesiano. Do “Fla 100” ao Flamengo, o atacante carreou uma grande história de vida.

— Sempre foi menino hiperativo, mas persistente com o objetivo de chegar a seleção brasileira. Nosso compromisso é fomentar o protagonismo juvenil, incentivar a visão critica e a corresponsabilidade, a construção e amadurecimento de competência da juventude para a vida — conta Cezar Ribeiro.