Sem conseguir fazer uma pré-temporada do jeito que o técnico Jorge Jesus desejava, o Flamengo terá nova maratona de jogos após ter decidido Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Recopa Sul-Americana em 10 dias. Foram três finais no primeiro mês de trabalho, que resultaram também em desgaste do elenco.

A programação do começo do ano era aproveitar os jogos do Estadual para preparar o grupo e vencer os outros dois torneios, inéditos para o clube. Agora, o Carioca ganhará outro significado já que, em paralelo, o clube estreia na fase de grupos da Libertadores, com viagens à Colômbia e ao Equador, para enfrentar Junior Barranquilla, Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil, respectivamente. A ideia da comissão rubro-negra é utilizar a Taça Rio, segundo turno do Estadual, para dar mais rodagem ao elenco e tempo de recuperação para os titulares.

O atual campeão da América terá sete partidas em 23 dias, até a parada de dez dias em 23 de março, quando ocorrem os jogos de seleções na data Fifa. A seleção principal do Brasil enfrentará no dia 27 de março a Bolívia, em Pernambuco, e em 31 de março, o Peru, em Lima, em jogos válidos pelas eliminatórias da Copa-2022.

O Flamengo só volta a disputar o Estadual em 1º de abril. Recomeça a fase de grupos da Libertadores no dia 7. Será neste período que Jorge Jesus terá tempo para fazer ajustes.

A preocupação maior no momento é com o retorno de Bruno Henrique e Rodrigo Caio para a Taça Libertadores. A dupla ficou fora da final da Recopa, como esperado, e tem prazo curto para se recuperar das contusões para enfrentar o Junior Barranquilla na próxima quarta-feira, às 21h30.

O atacante teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, faz fisioterapia, e a previsão é ir a campo nos próximos dias. Já o zagueiro, com um estiramento no adutor da coxa esquerda, segue em tratamento e inspira cuidados até para a Libertadores. A expectativa é que, com o tratamento em três períodos, o defensor possa estar à disposição do treinador.

Caso contrário, o Flamengo tem como alternativas Gustavo Henrique e Thuler para atuar no lado direito, junto a Léo Pereira, que está recuperado do seu recente problema muscular.

A sequência de lesões foi considerada pelo Flamengo uma decorrência natural do pouco tempo de preparação. O clube entende que o caso de Bruno Henrique foi uma fatalidade, mas que os outros poderiam ocorrer. Justamente por isso, a comissão técnica quer reduzir o risco no início da missão pelo bicampeonato da Libertadores, considerada a mais importante do ano.

Adversário definido

O Flamengo conheceu o seu segundo adversário na fase de grupos da Libertadores. Além de Junior Barranquilla e Independiente Del Valle, a equipe de Jorge Jesus vai encarar outro equatoriano: o Barcelona de Guayaquil.

O time da cidade portuária eliminou o Cerro Porteño, do Paraguai, ao aplicar uma goleada de 4 a 0, em Assunção. Na partida de ida, os equatorianos já tinham vencido o Cerro por 1 a 0.

O time equatoriano já jogou seis partidas na fase preliminar, tendo eliminado Progreso, do Uruguai, e Sporting Cristal, do Peru. A equipe também ostenta o artilheiro isolado da competição: Fidel Martínez, de 1,78m e 30 gols, que soma oito gols na Libertadores deste ano. No Paraguai, ele fez dois, um deles encobrindo com categoria o goleiro Muñoz, do Cerro.