Open bar de Fla-Flu? Equipes podem se enfrentar cinco vezes no Carioca de 2019

Flamengo e Fluminense são responsáveis por uma das maiores rivalidades do Rio de Janeiro e também do Brasil. No entanto, o clássico pode ser repetido em cinco oportunidades só no início desta temporada. Isso porque, além da semifinal da Taça Rio, os rivais podem voltar a se enfrentar na semifinal geral do Campeonato Carioca.

Antes disso, na semifinal da Taça Guanabara — primeiro turno do Estadual —, Flamengo e Fluminense fizeram o primeiro clássico entre eles, que foi bastante disputado. Na ocasião, o Fla jogava pelo empate, mas sofreu um gol nos acréscimos do segundo tempo, sendo assim eliminado pelo rival. Neste domingo (24), as equipes voltaram a se enfrentar pela segunda vez, e o Rubro-Negro se saiu melhor, vencendo por 3 a 2.

O resultado garantiu a classificação do Flamengo para a semifinal da Taça Rio, na segunda posição do grupo C, atrás do Bangu. Como o Fluminense teve a melhor campanha da outra chave, os rivais repetirão o clássico pela terceira vez, três dias depois do último. Caso o Fla elimine o Tricolor e se sagre campeão do segundo turno, as equipes voltarão a se enfrentar por mais duas oportunidades, em confrontos válidos pela semifinal geral do Carioca.

Vale ressaltar que o Flamengo tem a melhor campanha geral do Estadual. A equipe comandada por Abel Braga fez 27 pontos, enquanto que o Vasco da Gama, que foi campeão da Taça Guanabara, fez 23 e o Bangu fez 22. O Fluminense, por sua vez, tem 21 e é o quarto. O Botafogo, que já está eliminado, fez uma campanha irregular na competição e tem apenas a oitava campanha do Carioca, com 13 pontos conquistados.

Entenda o regulamento:

Para entender como são definidos os semifinalistas da competição, é preciso assimilar que o título de uma das Taças não traz a garantia de estar na final do Carioca (apenas se for o vencedor das duas). Uma classificação geral, juntando pontos da Guanabara e da Rio, foi incorporada no novo regulamento. Dito isso, assim são definidos os quatro (ou dois) times que vão para a semifinal do Campeonato Estadual:

Campeões diferentes nas duas fases:
– Semifinalista 1: campeão da Taça Guanabara;
– Semifinalista 2: campeão da Taça Rio;
– Semifinalistas 3 e 4: os dois melhores colocados na classificação geral (excluindo os campeões das Taças).

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/03/open-bar-de-fla-flu-equipes-podem-se-enfrentar-cinco-vezes-no-carioca-de-2019/

Share this content: