Recurso do árbitro de vídeo será usado em 44 partidas de nove estaduais

Polêmica durante a Copa do Mundo,a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será usado pela primeira vez nos​campeonatos estaduais. A previsão é que 44 partidas de​nove competições usem o recurso,a maioria delas apenas nas fases finais. Apesar disso, ainda não há previsão para que a inovação seja usada no Brasileirão.

De acordo com o​UOL, aCBF promoveu um seminário no final do ano passado com a IFAB (International Board ) e a Fifa para instruir as federações regionais sobre todos os protocolos do VAR. Ao final, nove decidiram por usar o mecanismo: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Paraíba e Bahia.

Paulista e Carioca serão os estaduais a utilizar o VAR no maior número de partidas, 14 e 10, respectivamente. Seguido por Mineiro (6) e Gauchão (4).As outras federações usarão nas finais. Esses dados são da CBF.

– A implantação é deles (federações). O apoio técnico para treinamentos dos árbitros foi feita. A CBF apenas encaminhou os pedidos à IFAB.Eles (federações) devem cumprir todas as exigências do protocolo,contou Sergio Corrêa, um dos responsáveis pelo projeto do VAR na confederação.Os nomes de cada participante das arbitragens e VAR devem ser informados ao órgão para aprovação.

O VAR foi aplicado pela primeira vez no país na Copa do Brasil do ano passado. Mas autilização da tecnologia no Brasileiro depende da aprovação do projeto financeiro que será apresentado pela CBF aos clubes. Em 2018, os custos levaram os times a reprovarem a implantação.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6275766-recurso-do-arbitro-de-video-sera-usado-em-44-partidas-de-nove-estaduais?utm_source=RSS

Share this content: