Rival do Fla, Athletico não ganha fora do Paraná desde a mudança de nome

O Flamengo pega o Athletico Paranaense nesta quarta-feira, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, com um histórico favorável: desde que o adversário passou a se chamar Athletico — em mudança que também envolveu escudo e uniforme —, não sabe o que é vencer fora do Paraná.

A troca de "Atlético Paranaense" para "Athletico" foi anunciada no dia 11 de dezembro de 2018, remetendo a uma nomenclatura de 1924 do clube, mas a equipe só passou a utilizá-la oficialmente a partir da temporada seguinte.

De lá pra cá, foram 16 jogos longe da Arena da Baixada, com apenas duas vitórias: 4 a 0 sobre o Maringá e 2 a 0 sobre o Rio Branco, ambas pelo Campeonato Paranaense. Na competição, o clube utilizou uma equipe alternativa, com grande concentração de atletas sub-23 e comandada por outro técnico.

xathletico-pr.png.pagespeed.ic.UTiGH87zkS Rival do Fla, Athletico não ganha fora do Paraná desde a mudança de nome
Athletico não venceu fora de casa desde que trocou de nome Foto: Editoria de arte

Com o time principal, fora do Paraná, foram dez partidas em Brasileirão, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil, sem sinal de vitórias. O histórico tem doi empates: 1 a 1 contra a Chapecoense, pelo Brasileiro, e 0x0 contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil. O revés mais pesado foi contra o River Plate, no jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana, 3 a 0 no Monumental de Núñez.

A última vitória fora do estado foi justamente contra o Flamengo, no Maracanã. Na ocasião, os paranaenses venceram por 2 a 1, em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão de 2018, no dia 1º de dezembro.

Para garantir a classificação no Maracanã, o Rubro-Negro precisa vencer e evitar uma hipotética primeira vitória da era Athletico. Com a partida de ida empatada em 1 a 1, um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/rival-do-fla-athletico-nao-ganha-fora-do-parana-desde-mudanca-de-nome-23811584.html

Share this content: