Agora é oficial: Pedro é o novo reforço do Flamengo. A contratação do atacante de 22 anos é mais uma demonstração de poder financeiro rubro-negro no mercado e um presente para Jorge Jesus, que finalmente terá o sonhado centroavante de ofício no elenco. Mas, como o novo camisa 21 pode ser utilizado pelo treinador?

Análise:Fla venceu o Vasco em clássico que variou entre divertimento e erros

Olhando para o Flamengo de 2019, Jorge Jesus gosta de ter dois atacantes próximos dos zagueiros adversários. Os escolhidos foram Gabigol e Bruno Henrique, que a todo momento se movimentam para criar espaços e fazer a linha defensiva cometer erros. A ideia inicial é que Pedro seja o reserva imediato do camisa 9, mas pode substituir qualquer um dos dois.

Se permanecer, Gabigol terá que corrigir o problema com cartões amarelos. Até Jorge Jesus já declarou que uma de suas missões é torná-lo um jogador de elite mentalmente. Com alto número de suspensões ao longo do ano, Pedro não será tão reserva assim. Anteriormente, o técnico português costumava improvisar Bruno Henrique de centroavante ou escalar os garotos Reinier, negociado, ou Lincoln.

Pedro anunciado pelo Flamengo Foto: Marcelo Cortes / Marcelo Cortes/Flamengo

Mas e Bruno Henrique? Bom, o camisa 27 foi visto em diversos momentos da temporada atuando mais enfiado, com Gabigol flutuando atrás no ataque. Essa função pode ser exercida por Pedro, ainda mais quando as possíveis convocações para a seleção brasileira tirarem o companheiro de combate.

Importante dizer que Jorge Jesus enxerga características distintas entre os três atacantes e não vê problema em utilizá-los juntos. Mas a ideia principal de ter um centroavante fixo é ter alguém para servir de referência dentro da área.

Individualmente, Pedro carrega características que não estiveram presentes no elenco em 2019. A principal delas é ter um atacante mais físico entre os zagueiros, um pivô para dar uma nova opção de jogadas. No Benfica, Jonas era utilizado nesta função e foi artilheiro.

Outro ponto é a bola aérea, já que Pedro tem estatura maior que a dupla de ataque — apesar de Bruno Henrique também ter boa impulsão. Pedro também se destacou no Fluminense ao criar corredores ao sair da área.

O Flamengo terá uma calendário cheio nesta temporada e ter um elenco com opções é importante para que o ritmo se mantenha. Além de Pedro, o Flamengo também contratou o zagueiro Gustavo Henrique, o volante Thiago Maia e os atacantes Pedro Rocha e Michael.