Sósias do Flamengo doam brinquedos e alimentos em creche comunitária do Rio

Nem mesmo a chuva desta quarta-feira esfriou a empolgação dos sósias do Flamengo para fazer uma boa ação. O grupo visitou o Lar Luz e Amor, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio, para levar alegria para 20 crianças da creche comunitária. Além de brinquedos, foram doados alimentos e roupas à instituição que não conta com ajuda governamental ou de patrocinadores. Os materiais foram comprados através de uma vaquinha realizada entre os membros.

A ideia veio embalada pelo Dia das Crianças, a ser comemorado nesta sexta-feira. Os sósias pretendem mapear outras organizações de caridade para apoiar.

— Pode ser uma simples ação, mas acredito que o valor de trazer alegria, com uma brincadeira, um sorriso e uma companhia para uma criança não tem preço — comenta o sósia do Diego, Ygor Pedro.

x85090058_es-rio-de-janeiro-09-10-2019-sosias-do-flamengo-festejam-o-dia-das-criancas-no-abrigo-l.jpg.pagespeed.ic.Di3JUY5OYU Sósias do Flamengo doam brinquedos e alimentos em creche comunitária do Rio
Sósia do Gabigol brinca com criança na creche Lar Luz e Amor Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Para Jeferson Salles, o sósia do Gabigol, a visita à creche é a possibilidade de fazer a diferença na vida de crianças.

— Perdi minha mãe eu tinha 10 anos e não pude experimentar, por muito tempo, o que é amor materno. Já dormi na rua, por conta de problemas com minha família. Cresci carente de carinho. E sei que isso é muito importante. Isso que me motiva estar aqui hoje — conta.

No espaço de recreação, os pequenos de 1 a 4 anos estavam sentados sobre o tapete emborrachado quando o time uniformizado entrou na sala com embrulhos de presente. Os sorrisos e gritos infantis revelaram surpresa e animação com a visita do grupo ao espaço, que até o ano passado era um abrigo.

A iniciativa foi tratada como um golaço dos craques fakes e vai ajudar a sensibilizar mais apoiadores, segundo a coordenadora da organização, Sandra Lopes.

x85090048_es-rio-de-janeiro-09-10-2019-sosias-do-flamengo-festejam-o-dia-das-criancas-no-abrigo-l.jpg.pagespeed.ic.6H5W5idt3g Sósias do Flamengo doam brinquedos e alimentos em creche comunitária do Rio
Sósias do Flamengo brincam com as crianças Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

— Ações como essa podem ajudar a trazer visibilidade para o Lar e angariar mais apoiadores, para que a gente consiga abrir o berçário e ampliar nossa atuação no próximo ano — comenta Sandra, uma das seis colaboradoras da creche que oferece atendimento gratuito para crianças da comunidade.

Cerca de 300 adoções já foram realizadas através da instituição, até o ano passado, quando funcionava como abrigo. Em muitos casos, os pais tinham problemas com drogas, violência doméstica e não possuíam condições de cuidar dos filhos. A idealizadora é Nescy Fernandes, de 82 anos, que começou o projeto após a morte do filho, há 26.

“Transformei minha dor em amor”, diz idealizadora do projeto

Sentada na varanda do refeitório do Lar Luz e Amor, dona Nescy responde por “vó”. Mãe de todos que passam pela instituição, ela conta de um jeito manso e positivo que transformou sua dor em amor.

— Eu sou mãe de sete filhos biológicos e outros sete adotivos. Meu filho saiu de casa no dia do meu aniversário para pegar um talão de cheque no banco, bateu com o carro e morreu. Fiquei muito triste e fui convidada para cuidar de oito crianças abandonadas. Essas crianças tinham uma carência muito grande. Abandonei minha casa, porque estava muito sofrida. Em dois meses, já tinham 38 crianças aqui — conta Nescy.

Apesar da idade avançada, a senhora possui olhos vívidos e língua afiada. Com uma faixa na perna, por conta de um tombo na véspera, ela conta que estava fazendo "arte" e caiu. Seu talento, além da caridade, está na costura. Quando era adolescente e vivia em Natal, sua cidade de origem, aprendeu a fazer artesanato. A venda de panos de pratos, bolsas e fuxicos hoje é uma das fontes de renda para o abrigo, que vive de doações.

x85090100_es-rio-de-janeiro-09-10-2019-sosias-do-flamengo-festejam-o-dia-das-criancas-no-abrigo-l.jpg.pagespeed.ic.i5_8lDFI0K Sósias do Flamengo doam brinquedos e alimentos em creche comunitária do Rio
Nescy Fernandes, de 82 anos, é idealizadora do projeto social Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

— Eu resolvi cuidar das crianças da comunidade que são desamparadas. Mães de 16, 17 anos que não conseguem cuidar, sem estrutura e apoio da comunidade. Comunidades essas que são desrespeitadas por nossa sociedade de diversas formas. Minha riqueza é poder contribuir para que essas crianças tenham acesso a alimentação saudável e afeto, mas do portão para fora a realidade é dura — explica Nesci.

Hoje o Lar Luz e Amor conta com uma rede de voluntários que fazem campanhas e doações, assim como os sósias do Flamengo.

— Até hoje de manhã eu torcia pelo Fluminense, mas por hoje sou flamenguista. Ações como essa é que fazem nosso trabalho continuar — pontua Nescy.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/sosias-do-flamengo-doam-brinquedos-alimentos-em-creche-comunitaria-do-rio-24006931.html

Share this content: