Um mês após título, desempenho oscila e aproveitamento despenca no Flamengo

Passado um mês do título carioca, o Flamengo vive um momento de turbulência na temporada. Oscila bons resultados, como a classificação na Libertadores e a vitória na estreia da Copa do Brasil, com derrapadas e atuações irreconhecíveis. O aproveitamento despencou nos últimos 30 dias (de 80% para 46%) e o desempenho irregular gera desconfiança e críticas.

Obviamente a diferença técnica entre os adversários no Carioca e no Brasileiro é gritante. Mas a expectativa é que o Flamengo entrasse forte nas principais competições devido ao alto investimento e à obsessão por um título de expressão. Desde o fim do estadual, no entanto, o que se vê é uma equipe irregular, que alterna boas atuações com exibições decepcionantes.

O aproveitamento despencou. Até o fim do Campeonato Carioca, em 21 de abril, o Flamengo conquistou 80% dos pontos disputados em 2019. Desde então tem encontrado dificuldades. Em 30 dias, foram oito jogos, três vitórias, dois empates e três derrotas – até então, eram apenas duas derrotas (Fluminense e Peñarol). O aproveitamento de 46% no último mês fica ainda pior quando é levado-se em conta apenas os jogos com o time titular (39%). Na temporada, o Flamengo conquistou 66% dos pontos disputados.

A queda do Flamengo nos últimos 30 dias

Até o fim do CariocaÚltimos 30 diasÚltimos 30 dias (apenas com time titular)
21 jogos8 jogos6 jogos
16 vitórias3 vitórias2 vitórias
3 empates2 empates1 empate
2 derrotas3 derrotas3 derrotas
33 gols10 gols7 gols
Sofreu 16 golsSofreu 9 golsSofreu 8 gols
81% de aproveitamento46% de aproveitamento39% de aproveitamento

Queda de desempenho. O que acontece com Gabigol?

O rendimento de alguns jogadores caiu muito no último mês. Gabigol talvez seja o melhor exemplo. O atacante, que chegou a marcar nove gols em uma sequência de oito jogos, entre fevereiro e abril, vive seu pior momento com a camisa do Flamengo. Desde o fim do Carioca, marcou apenas um gol, na estreia no Brasileiro, contra o Cruzeiro. Neste período, entrou em campo em seis jogos. Seu rendimento começou a cair quando foi deslocado para direita. Porém, mesmo após retornar à função de centroavante, tem se notabilizado mais pelas chances perdidas do que pelos gols.

Gabigol teve números impressionantes em seu início no Flamengo, mas nos últimos 30 dias marcou apenas um gol — Foto: Douglas Magno /BP Filmes

Arrascaeta é outro que tem demorado a entregar tudo o que se espera dele. Teve grandes momentos, ganhou a titularidade, mas falta regularidade. Nos últimos jogos vive de lampejos e tem sido constantemente substituído por Abel. O momento em baixa dos dois não passou despercebido pela comissão técnica.

Tabela ingrata

O nível dos adversários aumentou com o início do Campeonato Brasileiro, mas a largada do Flamengo, para quem pretende lutar pelo título, é preocupante. Em 15 pontos disputados, o Rubro-Negro conquistou apenas sete e já está a seis do líder Palmeiras.

Vale ressaltar que a tabela reservou jogos complicados para o Flamengo. Fora a Chapecoense (Maracanã), o Rubro-Negro encarou Cruzeiro (Maracanã), Inter (Beira-Rio) , São Paulo (Morumbi) e Atlético-MG (Independência), clubes que devem brigar na parte de cima da tabela. Venceu apenas o primeiro, além do time catarinense.

Flamengo conseguiu objetivo na Libertadores, mas aproveitamento e desempenho caíram muito após o título Carioca — Foto: Marcos Ribolli

Abel alterna times, e maratona não é desculpa

Desde o fim do Carioca essa é a primeira semana cheia que Abel tem para trabalhar. Além do Brasileiro, o Flamengo teve jogos importantes e fora de casa pela Libertadores e pela Copa do Brasil. O desgaste, no entanto, não serve como justificativa. No último mês, Abel Braga alternou titulares e reservas e, na maioria dos jogos, o time entrou em campo em boas condições físicas.

O segundo time, aliás, foi bem. Empatou com o São Paulo, no Morumbi, e venceu a Chapecoense, no Maracanã, o que ajudou a elevar um pouco o fraco aproveitamento do Flamengo no último mês.

No próximo domingo, a equipe enfrenta o Athletico, no Maracanã. Na rodada seguinte, mais um jogo em casa, contra o Fortaleza. Uma boa chance para o Fla tentar retomar o caminho das vitórias e dar uma amenizada na pressão enfrentada por Abel, apontado pelos torcedores como o grande responsável pelo time não entregar o que dele se espera.

— Foto: Divulgação

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/um-mes-apos-titulo-desempenho-oscila-e-aproveitamento-despenca-no-flamengo.ghtml

Share this content: