Sormani sugere mudança na regra do impedimento, e árbitro ironiza: “Com 20 centímetros marca, com 21 não?”

O árbitro de vídeo passou a gerar polêmica desde que surgiu no futebol, e no Brasil não foi diferente. O Campeonato Brasileiro deste ano é apenas o segundo em que a tecnologia será utilizada do início ao fim. Apesar de 2019 já ter funcionado desta maneira, o VAR ainda não é 100% aceito no meio futebolístico. Em 15 rodadas da competição nacional, inúmeras contestações surgiram. O lance que mais gera controvérsia é o impedimento.

Nesta segunda-feira (12), durante o programa ‘Futebol na Veia’, da ESPN, Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, foi um dos convidados para debater sobre o uso do árbitro de vídeo. Fabio Sormani, jornalista que participava da mesa, questionou a precisão da ferramenta do VAR em lances de impedimentos: “Será que não daria para discutir algo do tipo: ‘A partir de 30 cm, a gente marca porque aí temos certeza de que está impedido”. No entanto, o representante da CBF rebateu o comentário e garantiu que ‘o critério é o mesmo para todos’.

– Eu discordo de você quando diz que não tem precisão. A tecnologia não é diferente da Inglaterra, é a mesma tecnologia. A precisão é bem maior do que você está colocando. Acima de tudo, existe um critério, a análise é feita sempre da mesma forma: o primeiro contato com a bola, é parada a imagem; depois é feito o alinhamento dos jogadores. Você acha que com 20 centímetros deixa rolar, mas com 21 não? Só aí a gente marca? Qual é o ponto para ser ajustado? A falta em cima da linha é pênalti, mas um centímetro fora da área não é pênalti. O critério é o mesmo para todos, desde o momento que o árbitro de vídeo veio para o Brasil. O critério é único, isso que é arbitragem. A precisão é a mesma para todos os clubes envolvidos.

Um dos últimos lances polêmicos do Brasileirão aconteceu no último jogo do Flamengo, no clássico contra o Vasco. Quando a partida estava 2 x 1 para o Rubro-Negro, o Cruzmaltino marcou um gol. O tento convertido por Germán Cano resultaria no empate da partida, no entanto, após alguns minutos de análise, a jogada foi anulada pelo árbitro de vídeo, visto que o jogador estava impedido. Com isso, o duelo terminou com a vitória do Mais Querido.

Com ou sem polêmica, o árbitro de vídeo estará no jogo de logo mais entre Flamengo e Goiás, no Maracanã. A partida terá início às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (13), em duelo adiado da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é o terceiro colocado na tabela de classificação, com 27 pontos em 14 partidas. O Esmeraldino, por outro lado, ocupa a última posição, com nove pontos em 12 jogos.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/10/sormani-sugere-mudanca-na-regra-do-impedimento-e-arbitro-ironiza-com-20-centimetros-marca-com-21-nao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sormani-sugere-mudanca-na-regra-do-impedimento-e-arbitro-ironiza-com-20-centimetros-marca-com-21-nao

Share this content: