Ceni reduz deficiências deixadas por Dome, alcança aproveitamento de campeão e chega em alta para jogo decisivo

Por: Guilherme Calvano

No último domingo (21), pela 36ª rodada, o Flamengo venceu o Corinthians, por 2 a 1, no Maracanã. A vitória sobre a equipe paulista marcou o 16º jogo de Rogério Ceni à frente do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro. Com os bons resultados recentes, o ex-goleiro já acumula números melhores que os de seu antecessor, Domènec Torrent, na competição de pontos corridos.

Dome soma dois pontos a mais que Ceni, apesar do ex-goleiro ter dirigido a equipe em menos jogos que o catalão. Em suma, Rogério teve 48 pontos em jogo, já o ex-auxiliar de Guardiola 60. Contudo, com mais uma vitória, o atual técnico do Mais Querido já terá pontuado mais que Torrent.

O número de triunfos no Brasileirão já é o mesmo com Rogério Ceni, que por sua vez empatou e perdeu menos. Falando de bola na rede, mesmo com 16 partidas contra 20 do catalão, o Flamengo de Ceni está a somente um gol dos 33 tentos obtidos com Domènec no comando do clube da Gávea.

Se atendo para o quesito ‘saldo de gols’ no Brasileirão, o ex-goleiro também leva a melhor no comparativo. Isso porque, com Dome, era de apenas quatro. Já com o ex-goleiro, está em 16. A discrepância nos números se dá muito por conta da fragilidade do sistema defensivo flamenguista comandado por Domènec Torrent. Quando o espanhol saiu, o Rubro-Negro tinha a segunda pior defesa da Série A (29 gols sofridos), na frente apenas do Goiás, com 38 tentos sofridos na época.

No aproveitamento no torneio nacional, o Flamengo também melhorou, e muito, saltando de pouco mais de 58% (com Domènec) para quase 70% (com Rogério). A estatística é de time campeão, já que levando em conta um Campeonato Brasileiro completo, a porcentagem (69,7%) dá aproximadamente 78 pontos. Todo time que alcançou tal pontuação, conseguiu levantar o caneco.

Os números citados na matéria evidenciam a dificuldade que o catalão tinha em fazer do Mais Querido um time homogêneo, isto é, regular tanto na defesa quanto no ataque. As goleadas sofridas nos últimos jogos em que comandou a equipe, para São Paulo (4 x 1) e Atletico-MG (4 x 0), fizeram com que Dome não aguentasse a pressão e fosse demitido do cargo.

COMPARATIVO DOMÉNEC X CENI (BRASILEIRÃO)
Domènec Torrent
20 jogos
10 vitórias
5 empates
5 derrotas
33 gols feitos
29 gols sofridos
58,3% de aproveitamento

Rogério Ceni
16 jogos
10 vitórias
3 empates
3 derrotas
32 gols feitos
16 gols sofridos
69,7% de aproveitamento

Após a saída de Domènec, Rogério chegou, demorou um pouco a engrenar, mas parece ter se encontrado no Flamengo. O atual treinador vai não só melhorando o desempenho do time, bem como conseguindo os resultados positivos, que é o mais importante nesta reta final de Brasileirão.

Com 68 pontos ganhos, um atrás do líder Internacional, o Mais Querido terá parada dura neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília). Pela 37ª rodada (penúltima), o Mengo recebe o próprio Inter, no Maracanã, em jogo com clima de decisão. Caso vença o Colorado, o clube da Gávea assumirá a ponta da tabela a um jogo do fim do campeonato.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/02/ceni-reduz-deficiencias-deixadas-por-dome-alcanca-aproveitamento-de-campeao-e-chega-em-alta-para-jogo-decisivo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ceni-reduz-deficiencias-deixadas-por-dome-alcanca-aproveitamento-de-campeao-e-chega-em-alta-para-jogo-decisivo

Share this content: