A Libertadores está em sua reta final e o Flamengo chegou às semifinais após passar pelo Olimpia (PAR), na fase anterior, com certa facilidade – 9 a 2 no placar agregado dos dois confrontos. Além do Mengo, Atlético-MG e Palmeiras estão classificados para a meia-final e se enfrentam em duelo brasileiro. O Mais Querido também teria um adversário brasileiro pela frente, mas o Fluminense perdeu para o Barcelona (EQU) e o Clube da Gávea terá um rival equatoriano. Entretanto, isso demonstra o domínio que o futebol brasileiro vem construindo nos últimos anos no continente, como afirmou o jornalista Bruno Formiga, em seu canal no Youtube, ao comparar o futebol brasileiro ao Campeonato Inglês.
– Para mim, o Brasileirão equivale à Premier League. A gente tem visto um domínio recente da Premier League na Liga dos Campeões, na Europa League. Durante um tempo esse domínio veio do Campeonato Espanhol, mas muito pela Era Messi e Cristiano Ronaldo. (O futebol brasileiro) De fato é a maior economia da América do Sul, é o campeonato mais rico, é o campeonato com o melhor nível técnico, é o campeonato na média com os melhores jogadores e é o campeonato mais competitivo -, assegurou Bruno Formiga.
O jornalista também usou um levantamento feito pelo SofaScore, que mostra as estatísticas divididas por país na Libertadores de 2021. O Brasil tem 66.1% de aproveitamento, com média de 17.6 gols e 23.6 chances claras. O segundo colocado é a Argentina, que vem bem atrás e possui aproveitamento de 50%, 9.8 tentos, além de 14.3 oportunidades.
– Uma Libertadores que virou quase em algum momento uma Copa do Brasil, e tem grandes chances de ter uma final brasileira de novo, pelo segundo ano consecutivo, já que em 2020 foi Santos e Palmeiras, no ano anterior o Flamengo foi campeão. É um desenho que já se esboça há algum tempo porque, financeiramente, o futebol brasileiro está muito descolado -, ressalta.
A disparidade financeira pode ser o fator de maior influência para essa distância do Brasil com os demais países sul americanos. Em dado momento, o jornalista trouxe, também, números das vendas feitas por times brasileiros para as 5 principais ligas da Europa, nas duas últimas temporadas, de acordo com o SofaScore. Os clubes do Brasileirão são os que mais exportam jogadores para os grandes centros.
Vendas nas últimas duas temporadas:
Brasileirão: 12
Campeonato Argentino: 6
Campeonato Colombiano: 3
Campeonato Chileno: 2
Campeonato Peruano: 0
Além de acumular grandes quantias com essas transferências, os clubes brasileiros também conseguem contratar jogadores dos rivais da América do Sul, como também vindos do Velho Continente. Enquanto os adversários perdem seus principais atletas, os times do Brasileirão sempre estão se reforçando com jogadores que agregam em qualidade, e consequentemente isso implica no aumento da competitividade do futebol praticado no país.
– De fato a gente está falando de algo que é elite, esses três (Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG) hoje no futebol brasileiro (são os mais importantes), por uma questão de grana, mas é uma elite muito clara hoje no futebol sul americano. Então se a gente brincar que o Brasileirão é a Premier League da América do Sul, guardadas as devidas proporções, não é nenhum exagero e os números estão aí para provar -, finalizou Bruno.
Share this content: