Fabiano de Abreu: “Efeito neuroplasticidade: se mantiver este ritmo, Flamengo terá duas vezes mais torcedores que o Corinthians”

Do nascimento até os 24 anos de idade é quando temos totalmente formado o córtex pré-frontal, região na qual temos consciência da escolha que fizemos. Ao nascer, já temos o sistema límbico, região da emoção formada. A emoção é necessária para a memorização, ou seja, quanto mais vitórias o Flamengo tiver, mais inesquecível o time será.

No gol, o sistema límbico aciona o hipotálamo no cérebro, que comanda a produção de neurotransmissores como serotonina, endorfina, dopamina e adrenalina. Estas, por sua vez, se lançam na corrente sanguínea fornecendo toda aquela emoção da cabeça aos pés.

A dopamina é o neurotransmissor da recompensa, o mesmo liberado na rede social quando postamos ou ganhamos likes e quando ganhamos um jogo, seja ele jogado por nós ou pelo nosso time.

O que acontece é que ela é viciante e queremos sempre mais, quanto mais vitórias do Flamengo, queremos mais e mais vitórias de forma incessante, por isso somos tão exigentes.

Somos apaixonados pelo nosso time, pois é a mesma região da paixão, o núcleo accumbens, no núcleos da base do cérebro, que libera a dopamina daquilo que vemos e somos apaixonados.

Resumindo: uma criança que tinha 6 anos de idade em 2019, hoje tem 8 anos de idade, e estudos indicam que dos 6 aos 10 é a escolha do time e dois fatores influenciam: família e títulos. Se o Flamengo se mantiver com títulos até 2023, teremos um aumento considerável de torcedores.

A emoção pelo Flamengo já estaria formatando memórias que se definem como engramas, marcas, que consolidam-se e a consciência mantém a escolha do time que melhor fornece a liberação de dopamina. Por mais que no futuro as vitórias não aconteçam, já está formatado, não tem mais volta. Será sempre Flamengo.

O fanatismo da família tem maior influência que os títulos, mas com seus times apagados, o fanatismo adormecido, as crianças tendem a ter a queda pelos títulos, afinal, nosso instinto de sobrevivência busca vitórias, campeões, desenvolvimento e aceitação.

Isto é um neuromarketing com projeção para o futuro, como faço em minha profissão e, já falei lá no Fla… Se continuar assim, estaremos na Premier League, pois Brasil será pequeno, Portugal nem para trampolim e Espanha só para amistoso e treino.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/09/fabiano-de-abreu-efeito-neuroplasticidade-se-mantiver-este-ritmo-flamengo-tera-duas-vezes-mais-torcedores-que-o-corinthians/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fabiano-de-abreu-efeito-neuroplasticidade-se-mantiver-este-ritmo-flamengo-tera-duas-vezes-mais-torcedores-que-o-corinthians

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