À espera do milagre do retorno de Jorge Jesus, o Flamengo inicia a busca por um treinador para 2022 com mais planejamento do que nas escolhas anteriores. O departamento de futebol já indicou ao presidente Rodolfo Landim o orçamento da pasta para a próxima temporada, e nele a previsão é de investimento pesado na comissão técnica. Na próxima terça-feira (7), O Conselho de Administração se reunirá para votar o orçamento.

Agora, o clube aguarda a eleição de sábado para ir ao mercado. Antes disso, quer mapear as opções fora do Brasil. Especialmente na Europa. O único candidato que agrada na América do Sul, por enquanto, é Marcelo Gallardo, do River Plate, mas todos no Flamengo sabem da dificuldade, e da concorrência com seleções e o velho continente. É lá também que a partir da próxima semana a diretoria, se reeleita, vai prospectar nomes. E o primeiro da lista é Jorge Jesus.

O trocadilho do título da reportagem não é exagero. Hoje só um milagre faria o Mister voltar ao Flamengo para 2022. A presença no Rio do agente Bruno Macedo, que trouxe o português em 2019, em encontro informal com dirigentes, se deu para a busca de outras soluções. Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até o meio de 2022 e enfrenta resistência de familiares para voltar a trabalhar no Brasil neste momento.

De quebra, o técnico já confidenciou a cartolas do Flamengo que um retorno seria interessante se houvesse brecha na seleção brasileira após a Copa de 2022. Logo, ficar mais uma vez por seis meses ou pouco mais no Flamengo não é interessante para nenhuma das partes. Bruno Macedo não alimentou esperanças da diretoria do Flamengo, com quem tem ótima relação, e promete ajudar a encontrar alternativas na Europa. A única possibilidade de Jesus ser uma opção viável seria a demissão do Benfica, que não deve acontecer.

Bruno Macedo, que trabalha também com Carlos Carvalhal (Braga), vai ajudar a diretoria pela boa relação que tem no Flamengo. Ele também veio ao Rio para sacramentar o retorno de Bruno Viana ao Braga. O Mister, por outro lado, segue como um sonho da torcida e cairia como uma luva em um departamento que precisa ser reestruturado Seu retorno foi pedido nas arquibancadas do Maracanã na vitória sobre o Ceará.