Ex-jogador chegou ao Mais Querido em 2017, como observador técnico
O Flamengo tem uma estrutura que não perde em nada para o futebol europeu, como já ressaltaram os reforços Arturo Vidal e Guillermo Varela, que estavam no Velho Continente. Para manter tal disposição, o clube conta com diferentes setores e vários funcionários no dia a dia do Mais Querido. Entre eles, está Fábio de Jesus, mais conhecido como Fabinho Soldado, gerente de futebol do Fla. O ex-jogador chegou ao Fla em 2017 para atuar no Departamento de Scout e destrinchou a função no setor.
— Joguei aqui (no Flamengo) em 2003, volto em 2017 para atuar no setor de scout. Comecei a contribuir com esse trabalho de observação e indicação de atletas durante cerca de um ano até que surgiu a oportunidade. O gerente do scout era o Marcos Biasotto, e ele foi para um novo projeto. Surgiu a vaga, e o clube reconheceu aquele trabalho que eu fazia como scout. E eles perceberam que, até pela experiência como jogador e funcionário do clube, que eu tinha condição de exercer a função que era do Biasotto. Transitei da observação técnica para a gerência do departamento — disse Fabinho Soldado, em entrevista ao GE.
O ex-volante, campeão mundial pelo Internacional, iniciou no Departamento de Scout como funcionário, auxiliando na observação e indicação de atletas para o Flamengo. Um ano depois, Fábio de Jesus recebeu do clube o convite para gerenciar o setor, função que era exercida por Marcos Biasotto, que havia deixado o Mais Querido. A partir daí, Fabinho afirma que houve uma melhora nos processos de análise do Fla.
— Foi quando a gente mudou um pouco a chave do processo, até em relação às contratações. A equipe (de scout) alcançou, juntamente com todo o trabalho do clube, conquistas e um bom ano. E daí para frente as coisas foram acontecendo. Em cada ano fomos melhorando os processos de análise, contratando novos analistas e formando também. É importante frisar que vários do departamento foram formados aqui no clube e também têm o DNA do Flamengo. Foi um tempo muito produtivo que me deu muito conhecimento por conhecer atletas — completou o ex-jogador.
Atualmente, Fabinho Soldado ocupa o cargo de gerente de futebol do Flamengo. Inclusive, o profissional completou um ano à frente da nova função. De acordo com o ex-jogador, os encargos do posto estão atrelados ao suporte e a comunicação entre os setores para que, no final, seja entregue ‘o melhor produto’ ao treinador do clube, Dorival Júnior.
Share this content: