Apresentado como técnico do Flamengo no fim de 2015, Muricy Ramalho assinou um contrato de dois anos de duração. Com problemas de saúde, o treinador precisou deixar o clube antes de completar seis meses no Rio. A passagem pelo Rubro-Negro, porém, é considerada um divisor de águas pelo diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano. Em entrevista ao programa “Bem, Amigos!” desta segunda-feira, o dirigente afirmou que o atual comentarista do SporTV foi fundamental no processo de reestruturação da equipe da Gávea.
Rodrigo Caetano disse que, desde as primeiras conversas com o Flamengo, Muricy Ramalho exigiu investimento na melhoria da estrutura física do centro de treinamento, que teve o seu módulo profissional concluído em dezembro do ano passado. De acordo com o dirigente, os outros profissionais que passaram pelo clube sofreram pelas condições precárias de trabalho.
– A chegada do Muricy foi um divisor de águas para a gente. Os técnicos que passaram por lá sofreram com a falta de estrutura no Flamengo, sofreram com esse processo de reconstrução do Flamengo. Profissionais da minha área, meus antecessores e profissionais que antecederam o Muricy. Ele impôs algumas condições desde a primeira visita ao CT. Foi a partir disso que, principalmente os dirigentes estatutários, perceberam que não adiantava só contratar o Guerrero, o Emerson. Os jogadores chegavam em um nível de performance e acabavam se nivelando. O nível de investimento que você fazia acabava indo por terra. Então, no momento que o Flamengo se reestruturou financeiramente, começou a não atrasar os salários, cumprir com todas as obrigações e impostos e partiu para os investimentos na infraestrutura física isso viabilizou para que nós pudéssemos fazer as contratações pontuais. Aí o presidente teve um papel fundamental. Mas o Muricy teve (também) um papel fundamental nisso porque foi uma das suas condições.
Muricy Ramalho elogiou a estrutura profissional e planejamento no Flamengo, com Rodrigo Caetano e Fred Luz (CEO do clube) e o apoio do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Para o comentarista do SporTV, o clube carioca está no caminho certo, com uma equipe forte e com uma filosofia de jogo definida, inclusive nas categorias de base.
– Para você fazer uma reformulação
completa é preciso de um tempo para se organizar. O Rodrigo Caetano é
especialista nisso. Aí nós fomos organizando a estrutura. Fizemos uma
provisória primeiro e já melhorou. Depois, partimos para as contratações.
Foi uma coisa planejada. Isso pelo fato de o presidente do Flamengo ter
dado liberdade para o Rodrigo e o Fred Luz, que são dois profissionais.
Esse é o legal do Flamengo. São dois profissionais que dirigem o CT. E tem o lado político do Flamengo que tem o Bandeira e outras
pessoas. Mas nesse momento que houve uma oscilação entrou o presidente, que teve o bom senso e falou que ia seguir o planejamento. E
o Rodrigo e o Fred são os caras do planejamento. Tudo o que foi
planejado está acontecendo. A estrutura está excelente. É uma das
melhores do país. Depois investiram no time, que está muito forte. Vai
ser difícil ser batido. E a filosofia do trabalho que foi mantida. O Zé
Ricardo está dando continuidade ao que nós já falamos. Nós planejamos
uma forma de jogar, o juvenil joga igual, as outras equipes da base também. O
Flamengo está no caminho certo.
Share this content: