Dorival Júnior tem algumas questões para resolver na escalação da equipe rubro-negra
O Flamengo entra em campo logo mais, contra o Vélez Sarsfield (ARG), pela segunda e decisiva partida da semifinal da Libertadores da América. Para este confronto, a equipe rubro-negra tem alguns desfalques, dentre eles, nomes que serão poupados por Dorival Júnior. Por isso, o Coluna do Fla realizou um levantamento de como está a situação dos principais atletas rubro-negros.
GOLEIROS
Atualmente, Dorival tem três opções para a posição: Santos, Diego Alves e Hugo Souza. Com o primeiro sendo titular absoluto, os dois últimos vêm revezando no banco de reservas. Enquanto o camisa 1 costuma ser relacionado para as partidas do Campeonato Brasileiro, ‘Neneca‘, como é conhecido o jovem arqueiro do Flamengo, tem sido levado para os confrontos eliminatórios.
Logo mais, às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (07), Hugo Souza é quem deve ficar no banco de reservas, embora Diego Alves costume participar do aquecimento junto aos goleiros, assim como Matheus Cunha, arqueiro cria das categorias de base do Mengão, mas que também costuma ser comumente cortado da lista de relacionados.
ZAGUEIROS
David Luiz e Léo Pereira, titulares absolutos com Dorival Júnior, são desfalques confirmados. A dupla recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, pela ida da semifinal da Libertadores da América. Por isso, ambos serão ausências no confronto desta quarta-feira (07).
Fabrício Bruno e Pablo, que costumam ser utilizados no Campeonato Brasileiro, dessa vez iniciarão a segunda e decisiva partida da semifinal da Libertadores da América. Os defensores, inclusive, foram poupados no final de semana, no empate de 1 a 1 com o Ceará, justamente para ficarem à disposição do embate com o Vélez.
Rodrigo Caio, importante lembrar, está se recuperando de um problema no joelho. O zagueiro já está em fase de transição, e o clube carioca vive a expectativa de tê-lo junto ao elenco a partir do dia 15 de setembro. O defensor respondeu bem ao tratamento conservador e não precisou passar por cirurgia.
LATERAIS
Na posição, Dorival não tem problema: Rodinei e Filipe Luís devem ser titulares. Entretanto, como a classificação à final está bem encaminhada após os 4 a 0 na Argentina, o treinador pode decidir poupar o lateral esquerdo, preservando-o, dando oportunidade a Ayrton Lucas na Libertadores.
A tendência, contudo, é que Filipe Luís inicie mesmo a partida, formando o sistema defensivo com Rodinei, Fabrício Bruno e Pablo. Com isso, a zaga seria montada com dois titulares e dois reservas, tendo em vista que, como dito, David Luiz e Léo Pereira estão suspensos do embate de logo mais.
MEIO CAMPISTAS
Thiago Maia será poupado do confronto, pois está com dois cartões amarelos. Ou seja, se entrasse em campo e fosse penalizado, o volante ficaria de fora da eventual final, que será disputada no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. Arturo Vidal substituirá o camisa 8.
Giorgian De Arrascaeta deve ser titular no confronto, mas está com um ponto de interrogação. O meia sofreu um trauma no pé na última semana e, inclusive, ficou de fora do empate com o Ceará, no domingo (04). O uruguaio sequer treinou nessa terça-feira (06). Caso seja poupado ou colocado na reserva, no intuito de preservá-lo, Erick Pulgar é o mais cotado para começar o cotejo.
João Gomes e Everton Ribeiro, por outro lado, estão confirmados como titulares na equipe rubro-negra e não são problemas para Dorival Júnior. Ao lado de Vidal, ambos devem formar a trinca no meio campo do Flamengo, com Arrascaeta chegando mais próximo ao ataque, caso o uruguaio atue.
ATACANTES
Gabriel Barbosa vive a mesma situação de Thiago Maia e desfalca o Flamengo logo mais. O atleta está com dois cartões amarelos e será poupado por Dorival Júnior, no intuito de evitar perdê-lo na eventual decisão continental. Bruno Henrique, vale lembrar, só retorna aos gramados em meado de 2023, pois passou por cirurgia no joelho direito, após lesão multiligamentar no local.
Com a ausência de Gabigol, Everton Cebolinha será o titular na partida desta quarta-feira (07), formando dupla de ataque com Pedro, este confirmado para o embate de logo mais. Esta partida, inclusive, será a primeira de Cebolinha iniciando um confronto no torneio eliminatório.
Share this content: