Novo formato do Mundial de Clubes será adotado a partir de 2025
Disputado no formato atual desde 2000, o Mundial de Clubes será repaginado pela FIFA. Depois de anos demonstrando insatisfação com os moldes de disputa, a entidade máxima do futebol anunciou que, a partir de 2025, o torneio contará com 32 equipes. Os times sul-americanos, como o Flamengo, terão direito a seis vagas.
A mudança, que já vinha sendo discutida há mais de um ano, foi oficializada pela FIFA nesta terça-feira (14), em comunicado divulgado no início da tarde. Segundo o documento, “a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos”. A primeira edição do Mundial de Clubes no novo formato ocorrerá entre junho e julho de 2025. A ideia é tornar a competição similar à Copa do Mundo, disputada por seleções a cada quatro anos.
Confira a divisão das vagas:
UEFA (Europa) – 12 times
Conmebol (América do Sul) – 6 times
Concacaf (América central e América do Norte) – 4 times
AFC (Ásia) – 4 times
CAF (África) – 4 times
OFC (Oceania) – 1 time
*A última vaga será para time do país anfitrião do torneio
Nos moldes vigentes atualmente, a Conmebol tem direito a uma vaga na competição, e o time campeão da Libertadores é o representante da entidade. Essa regra seguirá valendo até o Mundial de Clubes de 2024, sendo assim, tendo mais duas edições – visto que o disputado em fevereiro de 2023 foi referente à temporada 2022. Para o novo formato, aplicado a partir de 2025, a entidade ainda não definiu quais serão os critérios de classificação para o torneio.
Por parte dos clubes, ainda não há posicionamento formal quanto à alteração, contudo, é fato que a mudança no calendário do Mundial causará impactos a brasileiros que participarem da competição. Isso porque, atualmente, com cerca de 10 a 15 datas reservadas para os Campeonatos Estaduais, além de torneios como Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, as equipes nacionais costumam ter reclamações sobre o calendário apertado, que prejudica o rendimento esportivo.
Share this content: