Associação Brasileira de Imprensa se manifesta após Flamengo barrar equipe de reportagem no Ninho do Urubu

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ (SJPMRJ) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) se pronunciaram contra o Flamengo. As notas, publicadas nas redes sociais, referem-se ao fato do clube ter proibido, na quinta-feira (23) e sexta (24), a entrada da equipe de reportagem do portal UOL no Centro de Treinamentos do Ninho do Urubu. O time profissional treina para os jogos decisivo contra o Fluminense pela final do Carioca, no dia 1º de abril e 09 no mesmo mês.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu o seguinte comunicado:

A ABI, em seus 115 anos de existência, sempre se posicionou firmemente a favor da democracia e contra qualquer cerceamento à liberdade de expressão e ao exercício da função jornalística. Dessa forma, a ABI repudia a atitude do Flamengo que barrou a entrada da equipe da UOL para assistir ao treino”, informou.

Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo

Já o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ (SJPMRJ) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) se uniram e emitiram apenas um comunicado. Nele, as entidades falaram que o Flamengo liberou acesso para os profissionais de imprensa e proibiu apenas a equipe de jornalistas do portal UOL.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a atitude da direção do Flamengo que, na manhã dessa quinta-feira (23), impediu a entrada da equipe de reportagem do UOL no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. O clube, que autorizou a presença da imprensa na parte inicial dos treinos, vetou a entrada da equipe do UOL”, finalizou.

Ainda na quinta-feira (23), o Flamengo se manifestou e justificou a medida. De acordo com a nota, o clube aguarda uma retratação do portal UOL após o veículo publicar matérias relacionadas à tragédia do Ninho do Urubu. De acordo com o Mais Querido, as informações contidas na reportagem em questão, são falsas e, por isso, o veículo responderá judicialmente.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/03/associacao-brasileira-de-imprensa-se-manifesta-apos-flamengo-barrar-equipe-de-reportagem-no-ninho-do-urubu/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=associacao-brasileira-de-imprensa-se-manifesta-apos-flamengo-barrar-equipe-de-reportagem-no-ninho-do-urubu

Share this content: