O Flamengo passou sem dó pelo Maringá ao fazer 8 a 2 no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Jorge Sampaoli mandou o time a campo no 4-3-3, fazendo diferente do 3-5-2 apresentado diante do Ñublense (CHI). No entanto, o argentino deixou claro que não trata como prioridade fixar um determinado esquema tático para a equipe rubro-negra.
— Penso que o time tem que melhorar futebolisticamente. O sistema, para mim, está em segundo plano. A equipe teve muitas jogadas boas de ataque, poderia fazer muito mais gols hoje. Contra um time preparado, que tentou nos neutralizar. O time tem que melhorar, perder menos bolas, ter mais trocas de passes no campo rival. É um crescimento paulatino — contou Sampaoli, em coletiva pós-jogo.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo!
No jogo de ida, o Flamengo perdeu por 2 a 0. Precisando reverter o placar no Maracanã, Sampaoli mandou Gabigol, Everton Cebolinha e Pedro para formar trio de ataque, além de Gerson e Everton Ribeiro na armação — Thiago Maia como primeiro volante. Tal formação ofensiva deu margem para o Rubro-Negro sufocar o Maringá desde o apito inicial até o encerramento do duelo. Resultado: 8 a 2 e vaga nas oitavas garantida.
Por ter escalado o time no 4-4-2 e alcançado o sucesso diante do Maringá, parte da torcida rubro-negra entende que tal esquema tático é o ideal. Todavia, como visto na coletiva, Jorge Sampaoli escancara que o objetivo principal da comissão técnica é implantar uma ideia de jogo ofensiva, de posse de bola, de domínio, independentemente da formação escolhida.
Depois da goleada histórica, o Flamengo se prepara para mais um desafio. O próximo compromisso do Mengo é às 16h (horário de Brasília) do domingo (30). O Fla de Jorge Sampaoli encara o Botafogo, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Share this content: