Além do resultado ruim para o Flamengo – o empate de 1 a 1 com o Racing (ARG), pela Libertadores da América -, os rubro-negros tiveram outra coisa para lamentar na quinta-feira (04). Flamenguistas sofreram racismo de torcedores do time argentino, e um adepto do Mengão gravou a cena do ocorrido. O clube de Avellaneda se pronunciou nesta sexta-feira (05).
Por meio da rede social do Twitter, o departamento de Gênero e Direitos Humanos do Racing garantiu: “Repudiamos as práticas discriminatórias realizadas contra os visitantes (Flamengo), por um grupo de pessoas, no encontro esportivo de quinta-feira (04). No âmbito da nossa instituição e do acordo com Inadi, iniciaremos investigação“, escreveu.
Repudiamos las prácticas discriminatorias contra la parcialidad visitante llevadas adelante, por un grupo de personas, en el encuentro deportivo del día de ayer. En el marco de nuestra institución y el convenio con @inadi iniciaremos un expediente. #somosrivalesnoenemigos
— Racing Club Género y Derechos Humanos (@Racing_Genero) May 5, 2023
O órgão citado pelo Racing é “anti-discriminatório” e visa, justamente, combater esses tipos de crimes na Argentina. Existe a possibilidade, vale citar, de a Conmebol punir o time de Avellaneda ainda nesta edição da Libertadores da América, seja com: perda de pontos, atuar de portões fechados – sem torcida – ou multa financeira.
CENAS LAMENTÁVEIS! Rafael Carneiro, torcedor do Flamengo e que estava no estádio do Racing, filmou torcedores fazendo gestos racistas para torcedores do Flamengo no El Cilindro. #colunadofla pic.twitter.com/oIzfxVJBKN
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 5, 2023
Tudo, entretanto, ainda será investigado pela entidade desportiva sul-americana. O Flamengo, por outro lado, já encontra-se no Rio de Janeiro, onde irá treinar com foco no próximo compromisso. O Mengão enfrenta o Athletico-PR no domingo (07). A partida será disputada na Arena da Baixada, às 16h (horário de Brasília), pela quarta rodada do Brasileirão.
Share this content: