O Flamengo venceu e convenceu nesta quarta-feira (28). Com show de Bruno Henrique, autor de um dos gols da goleada por 4 a 0 sobre o Aucas (EQU), o Rubro-Negro garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América, no Maracanã. Além do camisa 27, também balançaram as redes: Pedro, Léo Pereira e Victor Hugo.
Apesar da goleada, o placar não foi suficiente para o Flamengo conquistar o primeiro lugar no Grupo A. Na outra partida da chave, que aconteceu simultaneamente, o Racing (ARG) venceu o Ñublense (CHI). Com isso, os argentinos terminaram em primeiro, com 13 pontos, e o Mengão em segundo, com 11. De ‘consolação’, os chilenos ficaram em terceiro, garantindo a vaga na Copa Sul-Americana.
Com uma sequência ‘pesada’ de jogos decisivos pela frente, Jorge Sampaoli resolveu escalar um time misto para encarar o Aucas. Nomes como Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Gerson e Gabigol começaram no banco de reservas. Na próxima quarta-feira (05), por exemplo, o Rubro-Negro encara o Athletico-PR, na ida das quartas de final da Copa do Brasil.
GOLEADA JÁ NO PRIMEIRO TEMPO
A primeira grande chance do jogo aconteceu aos três minutos. Após linda troca de passes de Victor Hugo e Arrascaeta no meio campo, Bruno Henrique recebeu em velocidade, driblou o goleiro, mas chutou na rede pelo lado de fora, tirando o grito de ‘uuuhhh’ da torcida. Mas o gol do Flamengo não demorou.
Aos oito minutos, Wesley fez bela jogada e chutou de esquerda. Galíndez fez a defesa parcial, e a bola sobrou para Arrascaeta. O uruguaio finalizou ‘mascado’, e a ‘pelota’ sobrou no pé de Pedro. O camisa 9 arrematou livre, dentro da área, e ainda contou com desvio do zagueiro para matar o goleiro adversário. Mengão 1 a 0.
O Flamengo quase ampliou aos 14 minutos. Victor Hugo arrancou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, no pé de Arrascaeta. O meia bateu de primeira, mas parou nas mãos do goleiro. Thiago Maia também tirou o grito de ‘uuhh’ da torcida aos 17′, em chute de fora da área.
Com 25 minutos, Bruno Henrique arrancou pela esquerda, tabelou com Arrascaeta, que devolveu de letra. O ponta recebeu na pequena área, mas chutou bloqueado pelo goleiro. Logo depois, aos 27′, o próprio atacante finalizou cruzamento da direita, por cima da meta. O jogo estava fácil para o Flamengo.
Quando o relógio marcou 29 minutos, Arrascaeta bateu escanteio na área, e Léo Pereira nem precisou pular para finalizar de cabeça e sair para o abraço: Fla 2 a 0. O outro zagueiro, David Luiz, quase ampliou na sequência, mas acertou as redes pelo lado de fora.
O Aucas chegou pela primeira vez com perigo apenas aos 35 minutos, com Quiñónez. O meia até chegou a balançar as redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento. Com 37′, outro susto dos visitantes. Rómulo Otero buscou o ângulo de Matheus Cunha em cobrança de falta, tirando tinta da trave. O Fla devolveu aos 39′, após cruzamento de Filipe Luís e finalização ‘mascada’ de Everton Ribeiro, que passou pelo lado direito do gol dos visitantes.
Um dos melhores jogadores do primeiro tempo, Bruno Henrique conseguiu marcar aos 41 minutos. Wesley arrancou pela direita e achou Everton Ribeiro dentro da área. O camisa 7 deu um toque para Bruno Henrique que, com categoria, só teve o trabalho de finalizar e sair para o abraço. Com 44′, o capitão do time tentou fazer o próprio gol, de fora da área, mas passou por cima da meta. Fim do show do Mengão no primeiro tempo!
FLAMENGO ADMINISTRA NO SEGUNDO TEMPO, MAS VICTOR HUGO BALANÇA AS REDES
Precisando reagir para tentar a classificação na Copa Sul-Americana, o Aucas tentou ir para cima no início do segundo tempo. Então, os equatorianos fizeram tudo que o Flamengo queria: cedeu espaço. O Rubro-Negro aproveitou aos nove minutos. Arrascaeta arrancou pelo meio, acionou Bruno Henrique na esquerda, que rolou para Pedro. O camisa 9 deu um ‘tapinha’ para Victor Hugo, que balançou as redes.
Bruno Henrique estava impossível! Aos 16 minutos, o camisa 27 arrancou pela esquerda, desde o meio campo, e quase marcou um golaço, mas a zaga bloqueou para escanteio. Na cobrança, o próprio atacante subiu de cabeça, obrigando o goleiro a fazer grande defesa. Ainda, no rebote, Pedro quase empurrou para as redes, de voleio.
Aos 20 minutos, Jorge Sampaoli resolveu mexer por ‘atacado’. Saíram Thiago Maia, Everton Ribeiro, Pedro e Wesley, e entraram Erick Pulgar, Everton Cebolinha, Gabigol e Fabrício Bruno. Porém, a primeira chance após as alterações foi do Aucas, com chute de Otero, defendido por Matheus Cunha.
Com 30 minutos, Jorge Sampaoli tirou Bruno Henrique para ser aplaudido. A Nação não decepcionou e foi à loucura, exaltando o ídolo rubro-negro. No lugar do camisa 27, Matheus Gonçalves entrou na partida.
O Flamengo voltou a assustar aos 35 minutos. Everton Cebolinha chutou, o goleiro equatoriano fez a defesa. Porém, com a vitória garantida, somado ao triunfo do Racing na Argentina, o Fla acabou relaxando, já que não tinha mais chances de terminar em primeiro do grupo.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O primeiro duelo das oitavas de final vai acontecer em agosto. A Conmebol vai sortear os confrontos e definir as datas na próxima quarta-feira (05), às 12h (horário de Brasília), na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. Enquanto aguarda o adversário, o Mengão se prepara para o Campeonato Brasileiro. No sábado (01), às 18h30 (de Brasília), o Fla recebe o Fortaleza, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4X0 AUCAS
Competição: Copa Libertadores da América – 6ª rodada
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 28 de junho de 2023 (quarta)
Gols: Pedro 8’/1º, Léo Pereira 29’/1º, Bruno Henrique 41’/1º, Victor Hugo 9’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Victor Hugo e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Pedro.
Aucas: Galíndez; Briones, Ángel, Cangá e Cuero; Quintero, Vega, Quiñónez e Cano; Otero e Castillo.
Share this content: