Flamengo e Brasília é uma das maiores rivalidades da história do Novo Basquete Brasil (NBB). Porém, a disputa ‘perdeu a graça’ nesta quinta-feira (16). O Rubro-Negro atropelou o antigo inimigo, por 92 a 55, em confronto válido pela sexta rodada da competição. O duelo aconteceu no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Assim, com a vitória, o Flamengo se consolidou na segunda posição do NBB, com cinco vitórias e apenas uma derrota. Acima do Orgulho da Nação está somente o Minas, que tem 100% de aproveitamento. O time mineiro, inclusive, foi o responsável pelo único resultado negativo do Mengão, logo na estreia.
O Flamengo foi o ‘dono do jogo’ do início ao fim. No primeiro período, o Rubro-Negro fez 25 a 17. Na sequência, o Orgulho da Nação conseguiu ampliar a vantagem, com 23 a 11. No terceiro, os comandados de Gustavo de Conti mantiveram a média, fazendo 26 a 15. No último, o treinador ‘rodou’ a equipe, colocando atletas da base, e acabou 18 a 12.
Maior pontuador do jogo, com 26, o húngaro Filipovity também pegou mais rebotes, com oito. Além disso, outro atleta do Flamengo se destacou nos quesitos individuais: Franco Balbi, dono de sete assistências. Do lado do Brasília, Dalaqua teve boa atuação, com 15 pontos, mas insuficientes para atrapalhar o show do Mengão.
Afinal, Flamengo e Brasília protagonizaram a primeira rivalidade da história do NBB. Os rubro-negros, comandados por Marcelinho Machado, e os brasilienses, com Alex Garcia, dominaram o basquete nacional. As oito primeiras edições do torneio, de 2008/2009 até 2015/2016, foram vencidas por ambos os times, sendo cinco taças para o Mengão. No entanto, o time do Centro-Oeste parou nos tricampeonato, por outro lado, o Orgulho da Nação é hepta.
Agora, o Flamengo joga fora de casa, contra o São José, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. A bola sobe no Ginásio Lineu de Moura às 20h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (21). Todas as notícias sobre o Mengão no NBB são aqui, no Coluna do Fla.
Fonte: https://colunadofla.com/2023/11/flamengo-amassa-brasilia-e-encosta-nos-lideres-do-nbb/
Share this content: