Em tarde de despedidas, Flamengo vence Cuiabá e se aproxima da vaga direta na Libertadores

Compartilhe com os amigos

O jogo era de homenagens para Filipe Luís e Rodrigo Caio, que fizeram o último jogo pelo Flamengo no Maracanã. Porém, o duelo valia três pontos, na 37ª rodada do Brasileirão. Para não estragar a festa, Rubro-Negro fez o papel e venceu, por 2 a 1, o Cuiabá. Os gols foram marcados por Luiz Araújo e Pedro, com Clayson descontando no segundo tempo.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 66 pontos, três atrás do Palmeiras, faltando uma rodada. Porém, por conta da diferença de saldo de gols, o Mais Querido praticamente não tem chances de levantar a taça na última rodada. Por outro lado, o objetivo de terminar no G-4 está próximo: basta o Grêmio não vencer o Vasco logo mais, às 18h30 (horário de Brasília).

Para o jogo, Tite barrou Bruno Henrique e voltou com Luiz Araújo do lado direito do ataque. Além disso, Erick Pulgar retornou ao time, após cumprir suspensão contra o Atlético-MG. No mais, o treinador não pôde contar com Thiago Maia, que se machucou no treino de sábado (02).

O Flamengo partiu para cima logo nos primeiros minutos e não demorou a marcar. Gerson fez linda tabela com Pedro no campo de ataque, mas a bola acabou sobrando para Luiz Araújo. O ponta chapou, no alto, sem chances para o goleiro João Carlos, logo aos cinco minutos. Mengão na frente, 1 a 0.

A atmosfera do Flamengo, em clima de despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio, contaminou positivamente o time. Logo aos oito minutos, nova tabela envolvendo Pedro, que chutou de dentro da área, no cantinho, rente à trave de João Carlos, para fora. Com 11′, Everton Cebolinha cruzou na área, e por pouco o camisa 9 não conseguiu completar de cabeça.

Aos 14 minutos, o Flamengo perdeu a chance de marcar o segundo. Afinal, em bate-rebate dentro da área, João Carlos salvou arremates de Arrascaeta e Luiz Araújo de dentro da área. Porém, após o início intenso, o Rubro-Negro diminuiu o ritmo, muito por conta do forte calor no Rio de Janeiro. Por isso, o árbitro Rodrigo Lima parou o jogo aos 30′, para pausa de hidratação.

Assim que a bola voltou a rolar, Luiz Araújo deu um susto na torcida. Em choque de cabeça, o atacante caiu no gramado e sangrou. No entanto, o camisa 31 colocou uma touca de natação e seguiu em campo. O Flamengo, enfim, voltou a atacar aos 37′. Arrascaeta recebeu de Everton Cebolinha na área e tentou tocar para Pedro, mas a defesa cuiabana conseguiu salvar e atrapalhar o passe.

Mesmo em um ritmo mais lento, o Flamengo seguia tendo o controle do jogo. Aos 44 minutos, Everton Cebolinha arriscou de fora da área, mas João Carlos espalmou para escanteio. Na cobrança, Fabrício Bruno ganhou de cabeça, porém, o goleiro pegou novamente. O lance do zagueiro foi a 12ª finalização do Rubro-Negro no primeiro tempo, contra nenhuma do Cuiabá.

A superioridade do Flamengo merecia uma vantagem maior antes do intervalo, e ela veio nos acréscimos. Luiz Araújo recebeu na direita e tocou para Arrascaeta. O uruguaio dominou, enxergou Pedro na área e cruzou. O camisa 9, mesmo muito bem marcado, conseguiu completar de cabeça, garantindo os 2 a 0 do Mengão na etapa inicial.

O Flamengo começou o segundo tempo como no primeiro, em cima do Cuiabá. Erick Pulgar acionou Arrascaeta na ponta direita. O uruguaio bateu para o meio da área, a zaga adversária afastou mal, e Luiz Araújo pegou de bate-pronto, assustando o goleiro cuiabano. Aos cinco, Everton Cebolinha fez linda tabela com Gerson, mas o atacante parou nas mãos de João Carlos.

Na sequência, em rápido contra-ataque, Raniele caiu dentro da área e o juiz marcou pênalti, assustando a torcida. Porém, após revisão com o árbitro de vídeo, a marcação foi anulada. Com dez, novamente o Flamengo chegou, com Arrascaeta finalizando dentro da área, mas a bola passou por cima.

Novamente o VAR entrou em cena aos 30 minutos do segundo tempo. Desta vez, Clayson caiu na área após lance com Varela. Inicialmente o juiz não marcou nada, mas, após a revisão, o pênalti foi assinalado. Na cobrança, o próprio atacante balançou as redes e descontou, aos 33′. Depois do tento, Tite tirou Everton Cebolinha e Filipe Luís e mandou a campo Bruno Henrique e Ayrton Lucas. O homenageado da tarde foi abraçado por todos os atletas, dos dois times.

Nos acréscimos, ainda deu tempo de Tite homenagear Rodrigo Caio, outro que se despediu do Flamengo no Maracanã. O camisa 3 entrou na vaga de Léo Pereira. Além disso, entraram Victor Hugo e Wesley, nas vagas de Pedro e Varela, respectivamente. O ídolo do Mengão ainda teve tempo de fazer um corte providencial, aos 48′, em contra-ataque cuiabano.

O Flamengo encerra a participação no Campeonato Brasileiro na quarta-feira (06), contra o São Paulo, no Morumbi. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, o Premiere mostra o duelo, através do pay per view.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 CUIABÁ
Competição: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 03 de dezembro de 2023, domingo
Gols: Luiz Araújo 5’/1º, Pedro 48’/1º, Clayson 33’/2

Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís, Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro. Técnico Tite.

Cuiabá: João Carlos; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson, Alan Empereur e Rikelme; Raniele e Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico António Oliveira.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/12/em-tarde-de-despedidas-flamengo-vence-cuiaba-e-se-aproxima-da-vaga-direta-na-libertadores/

Share this content: