Esta quinta-feira (07) é de definições para o futuro do Maracanã, aos menos pelos próximos 20 anos. Em chamamento público a partir das 10h (horário de Brasília), o Governo do Estado do Rio de Janeiro começa a receber as propostas dos interessados em administrar o estádio até 2044. Três pretendentes devem entrar no pleito, inclusive o Flamengo.
Os três interessados em administrar o Maracanã são: a dupla Flamengo e Fluminense, o trio parceiro composto por Vasco, W. Torre e Legends e a Arena 360. Sendo assim, para tentar confirmar os desejos, todos os pretendentes devem oficializar as propostas nesta quinta-feira (07), em reunião no auditório da própria praça esportiva.
Flamengo e Fluminense: a dupla age em conjunto para seguir no comando do Maracanã. Isso porque, os dois clubes controlam o estádio desde 2019, com renovações sequentes dos Termos de Permissão de Uso (TPUs). Agora, antes provisória, a parceria dos rivais pode se estender pelos próximos 20 anos.
Vasco com W. Torre e Legends: dona da SAF do Vasco, a 777 Partners está disposta e gerenciar o Maracanã nesta nova licitação. No entanto, os dirigentes estadunidenses contam com consórcio junto à W. Torre e Legendes, que administram outros estádios na Europa, por exemplo.
Arena 360: administradora da Arena Mané Garrincha, a Arena 360 ‘corre por fora’ nos bastidores do Governo do Rio de Janeiro. A empresa, que tem parcerias com o Grupo Metrópoles, também deve apresentar proposta para administrar o Maracanã pelos próximos 20 anos.
No edital publicado em novembro deste ano, o Governo do Rio de Janeiro não definiu uma data exata para divulgar o vencedor do processo licitatório. Entretanto, a expectativa é que o Estado faça o anúncio em meados de 2024.
Share this content: