As seguidas ofensas racistas contra Vinicius Júnior na Espanha inspiraram a criação de uma lei no Brasil. Nesta terça-feira (12), a Paraíba instituiu a ‘Lei Vini Jr’, motivada no cria do Flamengo. O objetivo é combater o racismo em eventos esportivos, com previsão até do encerramento de jogos nos casos em que a prática criminosa ocorra.
Segundo o Diário Oficial do Estado da Paraíba, a ‘Lei Vini Jr’ quer impor que os estádios e arenas esportivas virem espaços acolhedores para toda a comunidade. Dessa forma, com a promulgação, vira obrigatório a divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo. Além disso, é necessária a elaboração de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas das condutas combatidas por esta Lei.
Por fim, a ‘Lei Vini Jr’ determina a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida a manifestação da conduta racista por qualquer presente. A novidade, ainda, garante que qualquer cidadão poderá informar para uma autoridade presente na praça esportiva a conduta racista que presenciar. Este, por outro lado, terá a obrigação de informar ao delegado do jogo.
Vinicius Júnior sofre com várias atitudes racistas nos gramados da Espanha. Porém, em dois, o atacante passou por situações mais assustadoras. Em um clássico da capital, torcedores do Atlético de Madrid (ESP) penduraram um boneco com a camisa de Vini Jr enforcado em uma ponte.
O garoto ex-Flamengo passou, também, por dificuldades extremas contra o Valência (ESP), quando até torcedores infantis imitaram macaco em direção a Vini Jr. Intimidado por jogadores do time adversário, o brasileiro acabou expulso de campo, gerando ainda mais revolta dos admiradores de Vinicius. Atualmente, o cria do Ninho é uma das principais ‘bandeiras’ contra o racismo no futebol mundial.
Fonte: https://colunadofla.com/2023/12/lei-vini-jr-e-instituida-em-estado-brasileiro-entenda/
Share this content: