Na mira do Flamengo, Scarpa já jogou como lateral e ponta esquerda no Brasil

Compartilhe com os amigos

Por: Higor Neves e Leo José

Gustavo Scarpa se tornou mais um alvo do Flamengo no mercado. Aos 29 anos, o jogador do Nottingham Forest (ING) agrada à diretoria rubro-negra pela versatilidade. Foi justamente essa facilidade de atuar em diversas posições que tornou o meio campista também em lateral e ponta esquerda nos tempos de Palmeiras.

O brasileiro é meia ofensivo de origem. Dessa forma, além da posição de criação, Gustavo Scarpa pode atuar como meia esquerda, meia direita, meia central e segundo volante. No entanto, tem mais, pois o atleta também já foi utilizado como lateral e ponta esquerda.

Scarpa começou no Fluminense em 2015, temporada em que também foi emprestado ao Bragantino. Desse modo, aos 20 anos, o meia disputou 45 jogos, sendo que foi lateral esquerdo titular em cinco partidas, todas pelo time carioca e completando os 90 minutos em campo.

O jogador se firmou na carreira no Fluminense como meio campista, mas voltou à lateral esquerda cinco anos depois, em 2020, já no Palmeiras de Abel Ferreira. Isso porque, o jogador fez dois dois dos 45 jogos na posição adaptada pelo time paulista. A atuação de Scarpa no lado esquerdo da linha de zaga arrancou elogios do treinador português.

(Scarpa) Tem uma precisão de cruzamento muito acima da média. Foi alguém que se sacrificou para jogar numa posição que não era a dele. Tínhamos conversado de pensar numa possível situação de outro lateral esquerdo, mas, com essa vontade que demonstrou, de atacar e defender, vou perguntar se quer continuar do lado esquerdo porque tem futuro aqui e quem sabe na Europa — disse Abel após vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Ceará, com Scarpa na lateral esquerda.

A experiência de Scarpa na ponta esquerda é maior em comparação aos sete jogos na lateral. Isso porque, o jogador fez 32 partidas na posição ofensiva. Nas temporadas 2015, 2016 e 2017, pelo Fluminense, o alvo do Flamengo atuou 13 vezes como ponta esquerda, rendendo, vaga na Seleção Brasileira Sub-23 para a mesma faixa do campo em amistoso contra os Estados Unidos Sub-23.

Depois de ter a fase como ponta esquerda em 2015 e algumas aparições em 2016 e 2017, Scarpa retornou ao meio campo mais centralizado, até voltar ao lado. O Palmeiras de Abel teve o atleta em três jogos para fazer a ponta esquerda, em 2022. A experiência foi curta.

Aos 29 anos, Gustavo Scarpa já não tem a mesma mobilidade de outrora e se fixou como um meio campista centralizado. Em contrapartida, o jogador que está na mira do Flamengo também cai pela direita e pela esquerda em algumas fases dos jogos ou em momentos necessários das temporadas. Dessa fora, é justamente essa versatilidade que agrada à diretoria do Fla e à comissão técnica de Tite para 2024.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/12/na-mira-do-flamengo-scarpa-ja-jogou-como-lateral-e-ponta-esquerda-no-brasil/

Share this content: