O Flamengo disputou a final do Mundial de Clubes em 2019, contra o Liverpool (ING), e o Fluminense em 2023, diante do Manchester City (ING). Os dois cariocas foram derrotados, mas de formas distintas. Comentarista do Coluna do Fla, Tulio Rodrigues aponta diferenças gritantes nas decisões envolvendo a dupla Fla-Flu.
— Só valoriza cada vez mais o que o Flamengo do Jorge Jesus fez naquela ocasião, não só na final contra o Liverpool, mas também durante o ano todo. O Flamengo fez um jogo ofensivo e defensivo bastante produtivo e poderia ter vencido, diferente do Fluminense. Além de ter sofrido gol no início, a intensidade do Fluminense foi diferente —diz Tulio Rodrigues.
— A primeira boa finalização do Fluminense foi só no segundo tempo, quando o Ederson precisou fazer uma boa defesa. Em 2019, o Flamengo deu muito mais trabalho ao Liverpool. O Fluminense foi nulo criativamente. É até um absurdo fazer alguma comparação. O Fluminense foi humilhado, já o Flamengo perdeu na prorrogação de forma honrada —completa o comentarista.
O Flamengo ficou no 0 a 0 com o Liverpool em tempo regulamentar, mas sofreu um gol de Roberto Firmino na prorrogação e perdeu de 1 a 0 em 2019. Quatro anos depois, o Fluminense encarou o Manchester City e, nesta sexta-feira (22), foi goleado por 4 a 0 pelo Manchester City.
Com a derrota do Fluminense, o Flamengo segue como o único time do Rio de Janeiro campeão mundial. Isso porque, o Rubro-Negro venceu o Liverpool por 3 a 0 em 1981. O outro carioca que já disputou e também foi derrotado é o Vasco, que ficou com o vice ao perder de 2 a 1 para o Real Madrid em 1998. O Botafogo nunca esteve na competição.
Share this content: