O Flamengo entrou em contato com oito clubes da Série A do Brasileirão com a intenção de interromper o andamento do campeonato de pontos corridos durante a Copa América. As equipes, portanto, enviaram um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando ajustes no calendário.
Dessa forma, as fases de oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, originalmente programadas para ocorrer após a Copa América, seriam reagendadas para acontecer durante o torneio de Seleções. Com isso, quatro rodadas do Brasileirão seriam realizadas após a competição continental, nas datas que originalmente estavam reservadas para os confrontos eliminatórios mencionados acima.
As outras duas rodadas do Brasileirão, também marcadas para acontecer durante a Copa América, seriam remanejadas para as datas das finais da Copa do Brasil. Ou seja, as decisões do torneio nacional, inicialmente programadas para o início de novembro, seriam realizadas em 11 e 15 de dezembro, após o encerramento do Brasileirão.
A proposta do Flamengo e dos demais oito clubes não é paralisar o calendário, mas sim trocar as datas das partidas do Brasileirão pelas da Copa do Brasil durante a Copa América. Desta forma, as equipes seriam afetadas por desfalques apenas nas fases eliminatórias do torneio nacional e não na competição de pontos corridos.
O Flamengo está à frente da luta pela interrupção do Brasileirão durante a Copa América. O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, criticou mais uma vez a falta de equidade no campeonato de pontos corridos após a vitória sobre o Fluminense por 2 a 0 no último domingo (25).
‘Tenho que ser incisivo nesse assunto. O Flamengo terá 9 rodadas do Brasileirão sem seus principais jogadores. Esta é uma das poucas situações no mundo em que isso ocorre. E o Flamengo acaba sendo prejudicado por investir em ter bons jogadores’, afirmou Marcos Braz sobre o desejo do Flamengo de alterar o calendário brasileiro.
É importante ressaltar, no entanto, que a CBF está relutante em aceitar a mudança. Isso se deve ao fato de que, com as finais da Copa do Brasil ocorrendo até 15 de dezembro, as férias dos jogadores seriam impactadas. Assim, a entidade teria dificuldades para ajustar o calendário de 2025.
Além disso, a CBF acredita que a troca de jogos do Brasileirão pelos da Copa do Brasil pode prejudicar outros clubes da Série A. Isso ocorre porque as equipes eliminadas do mata-mata ficariam aproximadamente um mês sem jogar, já que as partidas do campeonato de pontos corridos seriam remarcadas para depois da Copa América. Portanto, a entidade está considerando os argumentos tanto dos clubes que assinaram o documento quanto dos que não o fizeram.
Até o momento, o Flamengo não obteve resposta da CBF em relação ao documento enviado. O clube, juntamente com as outras equipes signatárias do ofício, continua nos bastidores da entidade buscando a alteração no calendário a fim de garantir uma equidade no decorrer do Campeonato Brasileiro.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: