Gabigol encerrou a temporada de 2022 em destaque, conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, sendo o responsável pelo gol na competição sul-americana. No entanto, apesar de seus feitos, o atacante não foi convocado por Tite para a Copa do Mundo daquele ano, que ocorreu em novembro. Segundo o jornalista Mauro Beting, o jogador do Flamengo ‘perdeu’ a chance em 2016, quando o atual técnico da equipe carioca estreou no comando da Seleção Brasileira.
No dia 01 de setembro de 2016, Tite realizou sua primeira partida à frente da seleção pentacampeã, conquistando uma vitória por 3 a 0 sobre o Equador, fora de casa, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, Gabigol ficou no banco de reservas e, de acordo com Mauro Beting, o atacante não demonstrou ‘entusiasmo’ com os gols do Brasil naquele jogo.
— ‘Em 2018, Tite convidou alguns jornalistas para uma conversa na CBF. Passei seis horas lá, almocei com o grupo. Perguntei sobre o Gabigol. De forma muito educada, Tite mencionou que o Brasil enfrentou o Equador e, ao que pareceu para mim, ele não disse, mas deu a entender, e depois confirmei com jogadores presentes, que o único jogador que não comemorou os gols foi o Gabigol. Isso causou uma má impressão para o Tite’ — afirmou Mauro Beting em entrevista ao canal ‘Mundo GV’, de Getúlio Vargas.
— ‘Ele (Gabigol) não foi mais chamado, não foi por questões de desempenho, mas sim pelo ambiente que Tite buscava criar na seleção. Meses depois, durante um café com Vampeta, comentei essa história. Vampeta mencionou no ar: ‘Tite disse para Mauro Beting que o Gabriel não se encaixa no grupo’. Quero me defender e dizer que Tite não afirmou isso explicitamente’ — acrescentou Mauro Beting.
Embora Mauro Beting tenha afirmado que Gabigol não foi mais lembrado, o jogador teve outras oportunidades. Inclusive, participou da Copa América de 2021, quando a Argentina se sagrou campeã sobre o Brasil no Maracanã. Contudo, para o Mundial no Catar, o treinador optou por convocar Pedro ao invés do camisa 10 do Flamengo.
A próxima convocação da Seleção Brasileira será feita na sexta-feira (01), sob o comando de Dorival Júnior pela primeira vez. Atualmente no banco de reservas do Flamengo, Gabigol não estará entre os convocados. Por outro lado, outros jogadores do Flamengo estão na expectativa, como Pedro, Léo Pereira e Ayrton Lucas.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: