O Campeonato Mundial de Clubes de 2025, para o qual o Flamengo já tem presença confirmada, recebeu um novo participante nesta quarta-feira (06). Essa mudança aconteceu devido à eliminação do RB Leipzig (ALE) pelo Real Madrid (ESP) na Liga dos Campeões. Com isso, o Borussia Dortmund assegurou sua vaga na próxima edição do torneio.
O Borussia Dortmund se tornou o 20º time classificado para o Mundial de Clubes de 2025 e o segundo representante da Alemanha, já que o Bayern de Munique (ALE) já estava garantido na competição organizada pela FIFA. Com isso, entre os clubes da UEFA, que é responsável pelas competições na Europa, restam apenas três vagas.
O novo Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos, limita a participação de até dois clubes por país, escolhidos com base no ranking de cada federação. Assim, a FIFA utiliza os rankings de cada entidade para a classificação. Por exemplo, na UEFA, o Borussia Dortmund não pode mais ser ultrapassado por outro clube alemão, como o RB Leipzig, que já foi eliminado da atual Liga dos Campeões.
Diferente do formato tradicional, o Mundial de Clubes de 2025 terá a presença de 32 clubes, dos quais 20 já estão confirmados. O torneio será realizado nos Estados Unidos entre os dias 5 de junho e 13 de julho, com a formação de oito grupos, cada um com quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo avançarão, seguindo o mesmo modelo da Copa do Mundo de seleções.
Enquanto o Mundial de Clubes se aproxima, o Flamengo observa de perto a composição das vagas para a edição de 2025. Isso porque o time rubro-negro conquistou a Copa Libertadores da América em 2022 e, assim, garantiu sua participação no torneio.
Por outro lado, mesmo com o Mundial de Clubes no horizonte, o Flamengo mantém o foco nos compromissos da temporada. Neste sentido, o Mais Querido enfrenta o Fluminense no sábado (09), pela semifinal do Campeonato Carioca, às 21h (horário de Brasília).
Publicado em colunadofla.com
Share this content: