A punição aplicada a Gabigol por ter fraudado o exame antidoping em abril do ano passado foi vista por Zico como algo negativo, mas que poderia ser ainda pior. O jogador do Flamengo recebeu uma suspensão de dois anos devido ao problema. De acordo com o maior ídolo da história do clube, se ele tivesse testado positivo nos exames, a situação seria muito mais grave.
— *Já vou logo dizendo, se não tiver lugar para ele treinar o Centro de Futebol Zico está à disposição dele trabalhar a hora que ele quiser, de manhã, de tarde e de noite. Não tem problema, lá é a casa do futebol. A gente fica muito triste com uma situação como essa. O único lado positivo de tudo que está sendo desenhado é que ele não foi punido por ter jogado dopado. Isso pudesse ser o maior agravante para um jogador de futebol* — disse Zico, à ESPN.
— *Eu vivenciei como técnico do Fenerbahçe (TUR) essa questão dos exames surpresa. Nós tínhamos que dar a casa 15 dias uma programação dos treinamentos para a UEFA. Eles poderiam aparecer lá ou não aparecer. Foram umas duas vezes durante os anos que estive lá, poderiam escolher 10, 2 ou ninguém e ir só lá ver como está. Talvez, possam ter pegado o Gabigol num dia ruim e ele pode não ter dado tanta atenção pra isso e é lógico que deve ter gerado um clima ruim na época* — acrescentou Zico.
Zico se mostra otimista em relação à possibilidade de Gabigol se livrar da punição, pedindo paciência ao atacante. Além disso, o ex-jogador oferece as instalações do CFZ, clube de sua propriedade, para que o jogador possa treinar, já que ele não poderá utilizar o Ninho do Urubu devido à pena.
— *Eu acho que agora é aguardar, deve ter recurso por parte do Flamengo, mas é ruim para qualquer jogador de futebol não poder treinar com a equipe, precisando ter muita força de vontade para treinar separado durante um período como esse. Eu gosto dele, o CFZ se coloca à disposição dele no que for preciso. Ele tem que cuidar da parte física para estar preparado quando voltar* — concluiu Zico.
Apesar da suspensão de dois anos, Gabigol ficará fora dos gramados por pouco mais de 12 meses, pois o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD) considera que o jogador já cumpriu quase uma temporada da punição, uma vez que a infração ocorreu em 08 de abril de 2023. O Flamengo, no entanto, busca formas de obter um efeito suspensivo e até mesmo a absolvição junto à Corte Arbitral do Esporte.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: