Lateral do Flamengo aponta o maior problema do futebol brasileiro

Titular incontestável sob o comando de Tite, Varela vive um momento singular desde que chegou ao Flamengo, no meio de 2022. Pela primeira vez, o uruguaio conseguiu uma sequência de jogos na equipe. No entanto, o ritmo intenso de partidas tem sido um desafio para o lateral, que apontou o calendário pesado do futebol brasileiro e sul-americano como um obstáculo para as equipes atingirem seu máximo em todas as partidas.

— *No Brasil, é muito mais complicado manter uma sequência de jogos. É extremamente desafiador ter que jogar a cada três dias, estar constantemente viajando, o desgaste é enorme. Recentemente fomos à Colômbia e à Bolívia, com jogos em locais de altitude elevada… Isso dificulta muito a condição física do jogador e torna muito difícil estarmos sempre no ápice das nossas condições. Esse aspecto torna o futebol por aqui às vezes mais desafiador do que na Europa* — afirmou Varela em entrevista à ‘ESPN’.

Varela chegou ao Flamengo no meio de 2022, porém atuou em apenas seis partidas, sendo a terceira opção na lateral direita, atrás de Rodinei e Matheuzinho. No ano anterior, encerrou o Brasileirão como titular, já sob o comando de Tite, encerrando a temporada com 21 jogos. Neste ano, sendo peça fundamental com o treinador gaúcho, já participou de 13 jogos e marcou seu primeiro gol com o Manto Sagrado, na estreia do Carioca contra o Audax.

Formado nas categorias de base do Peñarol (URU), Varela completou sua formação na Europa, passando pelo time sub-21 do Manchester United (ING) e jogando no Real Madrid Castilla (ESP). Mais tarde, o lateral atuou na Alemanha e na Dinamarca, antes de se juntar ao Dínamo Moscou (RUS), onde jogou por duas temporadas antes de assinar com o Flamengo. Portanto, após grande parte de sua carreira no Velho Continente, o jogador está familiarizado com a diferença de intensidade em comparação com o futebol brasileiro.

Após conquistar o título carioca no domingo (07), Varela e seus companheiros no Flamengo não terão muito tempo para descanso. O Rubro-Negro já entra em campo nesta quarta-feira (10), enfrentando o Palestino (CHI) pela segunda rodada do Grupo E da Copa Libertadores da América.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: