A FIFA estabeleceu um novo formato para o Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição intercontinental contará com a participação de 32 equipes buscando o tão cobiçado troféu, sendo realizada a cada quatro anos. Nesse sentido, a Conmebol solicitou à entidade máxima do futebol que os clubes sul-americanos sejam considerados cabeças de chave no sorteio.
O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, marcou presença em um congresso na sede da Conmebol, localizada em Luque, no Paraguai. Durante a reunião, a entidade sul-americana fez o pedido para que Flamengo, Palmeiras e Fluminense sejam designados como cabeças de chave no novo Mundial de Clubes.
É relevante salientar que o presidente da FIFA está analisando o pedido da Conmebol, o que significa que não houve uma resposta imediata durante a reunião. Importante ressaltar que Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os únicos representantes brasileiros garantidos no torneio, uma vez que conquistaram a Libertadores nos anos de 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Conforme mencionado anteriormente, o Mundial de Clubes de 2025 terá a participação de 32 clubes, dos quais 20 já possuem vaga assegurada. O torneio será sediado nos Estados Unidos, acontecendo entre os dias 5 de junho e 13 de julho. Com isso, serão formados oito grupos, cada um composto por quatro equipes, onde os dois melhores avançarão para a próxima fase, seguindo o mesmo modelo da Copa do Mundo de seleções.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: